O novo concurso do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) para a Magistratura será coordenado pela Fundação Vunesp. A escolha da banca saiu pelo Diário da Justiça Eletrônico de 13 de agosto. Agora, o edital deve ser publicado já nos próximos dias.

18/09/2019
25/10/2019
15/12/2019
R$ 30.404,42
50
17/12/2019
Anexos

O concurso para ingresso no cargo de Juiz Substituto ainda não tem quantitativo de vagas definido. Ainda assim, como o tribunal não realiza novos concursos para a carreira desde 2015, já são 50 cargos vagos que deverão ser preenchidos nesta nova seleção.

- TJ-RJ pode ter concurso também para técnicos e analistas ainda em 2019

A comissão

A comissão organizadora do concurso foi elencada em junho deste ano e será responsável pelos encaminhamentos necessários à realização das provas, escolaridade exigida, quantidade de vagas, carga horária, as atribuições dos cargos, os salários, benefícios e outros dados relevantes. Veja os membros escolhidos para constituir a comissão do concurso:

  • Desembargadora Leila maria Rodrigues Pinto de Carvalho e Albuquerque como presidente;
  • Desembargador Antônio Iloízio de Barros Bastos como secretário;
  • Juíza de Direito Cristina Serra Feijó;
  • Desembargadora Maria Helena Pinto machado;
  • Desembargador Augusto Alves Moreira Júnior;
  • Doutor Anderson Prezia Franco - OAB/RJ 133.512.

Após a conclusão dos trabalhos da Comissão saiu o relatório detalhado das atividades desenvolvidas. Assim, foi definida agora a banca organizadora que aplicará e coordenará as inscrições e provas.

O edital de abertura do concurso sairá no Diário da Justiça Eletrônico, com previsão de ser publicado até o fim de setembro.

TJ-RJ forma comissão para concurso público.

Requisitos para Juiz Substituto

Para concorrer ao cargo de Juiz do Tribunal de Justiça, será exigido dos candidatos diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de bacharel em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), além disso, ter no tempo da inscrição definitiva três anos de atividade jurídica exercida após a obtenção do grau de bacharel em Direito.

Regulamento do concurso TJ-RJ

Conforme o regulamento, aprovado pelo Órgão Especial do órgão, o concurso público será realizado em diversas etapas de avaliação, sendo elas:

- Prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova discursiva e prática de sentença, de caráter eliminatório e classificatório;
- Sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico, de caráter eliminatório;
- Prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
- Avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Último concurso

O último concurso para a magistratura do TJ-RJ foi realizado em 2015 sob organização da banca Vunesp, quando contou com 16 vagas e remuneração inicial de R$ 26.125,17. Veja mais detalhes no edital TJRJ 2015.

O concurso foi composto por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; Duas provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório; Inscrição definitiva, de caráter exclusivamente eliminatório; Sindicância da vida pregressa e investigação social, de caráter exclusivamente eliminatório; Exame de sanidade física e mental, de caráter exclusivamente eliminatório; Prova Oral, de caráter eliminatório e classificatório; Avaliação de Títulos, de caráter exclusivamente classificatório.

Anexos