A partir do dia 19 de janeiro de 2026, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), realizará novas inscrições para quem deseja participar do concurso para docentes.
A função aberta é destinada a Professores na área de Física/Química, e tem salário de R$ 6.581,01 por regime de trabalho de 40 horas na semana.
O cargo exige diploma de curso de graduação em engenharia química, ou química (licenciatura, ou bacharelado, ou atribuições tecnológicas), ou química industrial e título de doutor doutor em engenharia química, ou tecnologia de processos químicos e bioquímicos, ou engenharia de processos químicos e bioquímicos, ou química.
Inscrições
Os interessados devem se inscrever até as 23h59min do dia 06 de março de 2026, exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico https://prossim.uerj.br. A taxa de inscrição custa R$ 329,05.
Haverá isenção da taxa de inscrição para candidatos que declararem hipossuficiência de recursos financeiros e comprovarem renda bruta familiar mensal de até três salários-mínimos.
Provas
O concurso compreenderá as seguintes etapas de avaliação:
- Prova escrita de conhecimento sobre atualização da matéria, clareza de exposição, capacidade de síntese e ordenação lógica do pensamento;
- Prova de aula que será pública e consistirá da apresentação oral em português pelo candidato, durante o mínimo de 50 e o máximo de 60 minutos, sobre assunto constante de ponto sorteado com antecedência mínimo de 24 horas;
- Prova prática que consistirá da defesa oral em português pelo candidato sobre o projeto de pesquisa e/ou de extensão proposto na área de cinética química e catálise, durante o máximo de 40 minutos;
- Julgamento de títulos e trabalhos que será expresso mediante pontuação atribuída ao candidato por cada examinador, e deverá refletir os méritos do candidato, como resultado da apreciação do conjunto de suas atividades.
As provas escritas serão realizadas no dia 04 de maio de 2026, das 09h as 12h, em locais e horários a serem comunicados oportunamente.
O concurso terá validade de dois anos, a partir da data de publicação da homologação do resultado final das provas, prorrogável por mais dois anos.
Não quer perder nenhum concurso? Veja a lista de todos clicando em nossos links abaixo:


