Concurso Câmara de Viamão-RS 2019

A Câmara de Viamão-RS tem 9 vagas abertas para cargos de níveis fundamental, médio e técnico. As inscrições vão até o dia 22 de dezembro.

Por Clécio
Abertura inscrições 21/11/2019 Data da prova 01/03/2020 Total de vagas 9
Encerra inscrições 22/12/2019 Gabaritos em 02/03/2020 Salários até R$ 2.329,13

A Câmara Municipal de Viamão, no estado do Rio Grande do Sul, começou a inscrever no dia 21 de novembro para um novo concurso público que irá preencher 9 vagas e formar cadastro de reserva em cargos de ensino fundamental, médio e técnico.

Os salários variam entre R$ 2.027,54 e R$ 2.329,13, por jornada de trabalho de 25 horas semanais, mais benefícios de vale alimentação e vale transporte. As vagas abertas são para os seguintes cargos:

  • Agente de Arquivo (1) - Ensino Médio Completo e Curso em Técnicas de Arquivo ministrado por entidade ou órgão oficial;
  • Agente de Compras e Patrimônio (1) - Ensino Médio Completo;
  • Agente de Recursos Humanos (1) - Ensino Médio Completo;
  • Agente de Secretaria (1) - Ensino Médio Completo;
  • Agente de Portaria (1) - Ensino Fundamental Completo;
  • Agente Parlamentar (1) - Ensino Médio Completo;
  • Almoxarife Parlamentar (1) - Ensino Médio Completo;
  • Auxiliar Administrativo Parlamentar (1) - Ensino Médio Completo;
  • Motorista do Legislativo (1) - Ensino Fundamental Completo e CNH na categoria "D".
Cargos do concurso da Câmara de Viamão-RS
Cargos do concurso da Câmara de Viamão-RS

Inscrição até dezembro

As inscrições devem ser feitas das 14h do dia 21 de novembro até as 23h59min de 22 de dezembro de 2019, pela internet, por meio do endereço eletrônico www.idib.org.br. As taxas vão de R$ 45,36 a R$ 64,26.

Prepare-se: Apostila de estudo específica para cargos da Câmara de Viamão-RS

O concurso constará de prova objetiva com 40 questões para todos os cargos, sendo:

  • 10 de Língua Portuguesa;
  • 6 de Legislação;
  • 4 de Informática (apenas para cargos de nível médio);
  • 20 Conhecimentos Específicos;
  • 4 Raciocínio Lógico (apenas para cargos de nível superior)

As provas serão realizadas no dia 1º de março de 2020 na cidade de Viamão, em locais e horários que serão divulgados no dia 21 de fevereiro via internet, no endereço eletrônico www.idib.org.br.

Os gabaritos preliminares serão disponibilizados no dia 02 de março e os gabaritos definitivos saem em 20 de março.

O prazo de validade do concurso será de dois anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Ficha do Concurso Câmara de Viamão-RS

  • Vagas: Nove
  • Nível Fundamental, Médio, Técnico
  • Salários: Entre R$ 2.027,54 e R$ 2.329,13
  • Inscrições de 21/11 a 22/12
  • Provas em 01/03/2020

Atribuições dos cargos

Agente de Arquivo: Executar serviços para: planejar, organizar e dirigir atividades de arquivo; bem como planejar, orientar e acompanhar o desenvolvimento do processo documental até o seu arquivamento; Agente no planejamento e organização de centros de documentação; executar a classificação, arranjo e descrição de documentos a serem arquivados; efetuar a avaliação e seleção de documentos arquivados; prestar informações quando solicitado e autorizado sobre documentos arquivados, dando vista dos mesmos, ou se for o caso, cópias destes; manter um sistema de registro de entrada e saída de documentos, zelando pela correta guarda documental, assim como a prestação de contas de documentos não constantes fisicamente no arquivo; prestar informações, relacionadas as atividades do cargo, ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul quando solicitadas;

Agente de Compras e Patrimônio: Analisar os pedidos recebidos, atentando para o tipo de mercadoria, quantidade e qualidade solicitadas, para providenciar a compra dos mesmos com base na Lei 8.666/93 e suas atualizações; realizar procedimento de compra, com elaboração do pedido de compra, ordem de compra, escolha da modalidade em que se enquadra a aquisição de acordo com a lei própria para realização de aquisições de bens e serviços na administração pública; realização de todo procedimento de licitações; realização de dispensa e inexigibilidade de licitações obedecendo ao procedimento legal; elaboração e formalização de contratos administrativos; publicação de editais; organizar relatórios de atividades, transcrevendo dados estatísticos e emitindo pareceres quando solicitado, entre outras;

Agente de Recursos Humanos: Realizar todas as atividades relacionadas com o cadastro funcional dos servidores, tais como, apontamentos na ficha funcional de alterações de cargos, promoções, transferências, demissões, penalidades ou qualquer outra alteração referente a vida funcional do servidor; manter os registros funcionais em dia, com todas as anotações pertinentes; fechamento da folha de pagamento e do ponto; elaboração, encaminhamento para pagamento e acompanhamento de todos os encargos fiscais e sociais referente aos servidores, inclusive atualização com base em legislação vigente; elaborar todo o processo de aposentadoria dos servidores e encaminhá-lo ao órgão competente para homologação; emitir certidões, prestar informações aos servidores e ao público em geral; receber documentos, processos, expedientes e correspondências em geral, realizar demais atos afins ao setor, bem como praticar demais atos que lhe forem atribuídos pelo seus superiores hierárquicos;

Agente de Secretaria: Examinar processos, redigir pareceres e informações, redigir expedientes administrativos, tais como: memorandos, cartas, ofícios, relatórios; revisar quanto ao aspecto redacional, ordens de serviço, instruções, exposições de motivos, projetos de lei, minutas de resoluções e outros; realizar trabalhos de digitação; atender ao público em geral; receber e expedir correspondência, lavrar ata das sessões plenárias; organizar e manter atualizados os bancos de dados das leis com as respectivas alterações; efetuar todos os procedimentos pertinentes a secretaria desde a origem do projeto de lei até a promulgação da lei; prestar informações, relacionadas as atividades do cargo, ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul quando solicitadas; executar outras tarefas afins;

Agente de Portaria: Receber, orientar e encaminhar o público que adentrar nas dependências da Câmara; informar sobre localização de pessoas ou setores das dependências da Câmara; controlar a entrada e saída de pessoas através de sistema de identificação próprio do Legislativo; receber e transmitir recados; receber e encaminhar chamas telefônicas; relatar as anormalidades verificadas ao superior imediato; fiscalizar as dependências destinadas ao público, para que nelas sejam mantidas a ordem e o silêncio; prestar informações, relacionadas as atividades do cargo, ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul quando solicitadas; executar outras tarefas correlatas a critério de seu superior imediato;

Agente Parlamentar: Executar serviços diretos, de apoio e supervisão nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atender o público, fornecer e receber informações sobre serviços; tratar de documentos variados, cumprir todo o procedimento necessário referente aos mesmos; Organizar documentos e efetuar sua classificação contábil; gerar lançamentos contábeis, auxiliar na apuração dos impostos, conciliar contas e preenchimento de guias de recolhimento e de solicitações, junto a órgãos do governo e de instituições financeiras e privadas. Realizar pagamentos por autorização da Presidência e controlar contas bancárias; interpretar legislação referente à contabilidade pública; efetuar cálculos de reavaliação do ativo e de depreciação de bens móveis e imóveis; preparar os orçamentos, as prestações de contas para o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, entre outras;

Almoxarife Parlamentar: Recepcionar, conferir e armazenam produtos e materiais em almoxarifados confrontando as especificações do material entregue com a nota do pedido. Fazer os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlar os estoques. Organizar o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados examinando periodicamente o volume de mercadorias e calculando as necessidades futuras, entre outras;

Auxiliar Administrativo Parlamentar: Desenvolver atividades na área administrativa dando suporte as atividades da Instituição; Desenvolver e preparar expedientes administrativos que se fizerem necessários nas diversas unidades, sob orientação; Controlar a entrada e saída de materiais, ferramentas e equipamentos do setor, bem como o registro de frequência dos servidores, sob orientação; Inteirar-se dos trabalhos desenvolvidos em cada setor, visando orientar e facilitar a obtenção de dados, documentos ou outras solicitações dos superiores, entre outras;

Motorista: Manter os veículos sempre limpos e em condições de uso; verificar periodicamente as condições externas dos veículos quanto a lataria, vidros, escapamentos, pneus, hodômetro e outros; autorizar o abastecimento dos veículos, conforme modelo próprio; programar e acompanhar as manutenções periódicas dos veículos em rede autorizada; utilizar os veículos somente no interesse do serviço público, fiscalizando o fiel cumprimento das autorizações; assegurar que todos os veículos estejam recolhidos à garagem ao final do expediente, registrando ou justificando as possíveis ausências; não permitir que os veículos circulem sem os acessórios e ferramentas obrigatórias, tais como: macaco, chave de rodas, triângulo e extintor de incêndio, bem como qualquer equipamento ou peça danificada que possa ser objeto de multa de trânsito; apurar responsabilidades em caso de acidentes de trânsito; providenciar o licenciamento dos veículos, arquivando cópia autenticada em pasta própria e o original para o uso diário do veículo, entre outras.

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