A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) abriu um novo concurso público por meio do edital 444/2026 para preencher uma vaga no cargo de Professor Titular, em regime de dedicação integral para lotação na Faculdade de Ciências do campus de Bauru-SP.

01/09/2026
16/09/2026
R$ 25.261,98
1
Anexos

A oportunidade é para aulas na área de Conservação Genética de Peixes e a remuneração oferecida é de R$ 25.261,98.

O programa de estudos do concurso envolve tópicos como diversidade biológica, reprodução de peixes, marcadores moleculares e hibridação.

O Professor Titular deve ter título de Livre-Docente obtido na UNESP, USP, UNICAMP ou declarado equivalente pela UNESP, conferido há pelo menos 6 anos antes da data da inscrição, além de comprovar a realização de atividades didáticas na Graduação por um período mínimo de 6 anos após a obtenção do título de Livre-Docente.

Outro requisito do edital é ter publicado, pelo menos, 20 trabalhos científicos ou obras (como artigos completos em revistas indexadas, livros, capítulos, partituras ou patentes), com no mínimo 06 publicações realizadas após a Livre-Docência.

As inscrições no concurso vão das 08h do dia 1º de setembro até as 17h do dia 16 de outubro de 2026, via internet, no endereço eletrônico https://inscricoes.unesp.br. Será cobrada taxa de inscrição no valor de 286,00.

A seleção incluirá as seguintes etapas:

  • Prova de Títulos

Via julgamento do Memorial Circunstanciado apresentado pelo candidato no ato da inscrição. A avaliação vai de 0 a 10 pontos, distribuída pelos seguintes critérios:

  • Ensino: até 3,0 pontos.
  • Pesquisa: até 3,0 pontos.
  • Extensão: até 1,5 pontos.
  • Gestão Acadêmica e Científica: até 2,5 pontos.

Prova de Arguição do Memorial

É uma sessão pública na qual todos os membros da Comissão Examinadora arguem o candidato sobre a sua trajetória e o memorial apresentado.

  • Tempo: Cada examinador tem até 30 minutos para arguir, e o candidato dispõe do mesmo tempo para responder.
  • Foco: Havendo acordo mútuo, as perguntas podem se concentrar principalmente nas atividades executadas pelo candidato após a Livre-Docência.

A nota global (de 0 a 10 pontos) avalia a capacidade do candidato em atuar nas seguintes áreas:

  • Ensino: até 3,0 pontos.
  • Pesquisa: até 4,0 pontos.
  • Extensão: até 1,5 pontos.
  • Gestão Acadêmica e Científica: até 1,5 pontos.

Prova Didática

Esta prova é pública e consiste em uma aula de nível de pós-graduação, que também pode versar sobre a erudição de um assunto sugerido pelo próprio candidato. A apresentação deve durar no mínimo 50 minutos e no máximo 60 minutos.

A avaliação (de 0 a 10 pontos) é dividida igualmente entre quatro critérios:

  • Plano de Aula (adequação, clareza e organização): até 2,5 pontos.
  • Conhecimento do Assunto: até 2,5 pontos.
  • Capacidade de Exposição e Síntese: até 2,5 pontos.
  • Sugestão de Metodologia: até 2,5 pontos.

As provas serão realizadas em dia, hora e local a serem ainda divulgados pela UNESP.

Para ser considerado aprovado, o candidato precisa obter uma média igual ou superior a 7 pontos com, pelo menos, três dos membros da Comissão Examinadora.

O prazo de validade deste concurso público é de 6 (seis) meses, contado a partir da data de publicação da sua homologação no Diário Oficial do Estado (DOE). Esse período poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Administração da Universidade.

Anexos