Não é uma tarefa simples guardar dinheiro. Ao menos é o que mostra a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com o levantamento, 69% dos brasileiros não conseguem guardar dinheiro no final do mês. A elevação da inflação, da taxa de juros, renda baixa e demais fatos ao longo de 2022 mexeram com o bolso do brasileiro, e prejudicaram o planejamento.

Mesmo assim, há uma estimativa de melhora com relação à recuperação da situação financeira em 2023. Mais da metade dos brasileiros devem estar menos endividados em 2023, bem como 23% acredita em uma recuperação da economia, conforme a Febraban-Ipespe.

Diante dessa difícil tarefa que tem sido guardar dinheiro no Brasil, confira abaixo 5 dicas do Nubank que podem te ajudar na tarefa. Dessa forma, você pode melhorar a sua vida financeira, e ter um 2023 ainda mais tranquilo.

Dicas para guardar dinheiro em 2023

Será possível refazer a vida financeira e conseguir guardar dinheiro? Sim, é sim, e vamos te mostrar como se planejar para isso.

Abaixo, confira as 5 dicas que o Nubank dá para conseguir criar a sua reserva de dinheiro.

1. Dê nome às suas metas

É muito comum juntar dinheiro para realizar algum sonho, meta ou viagem. Ou ainda, há quem procure criar uma reserva de emergência. Ao nomear as suas metas, você pode tornar as mesmas mais reais.

Assim, é possível saber onde você quer chegar, quanto tempo vai levar, qual será o valor necessário para isso, e assim por diante. Também é possível guardar dinheiro para diferentes objetivos.

Por isso, quando você nomeia a sua meta, isso te ajuda a lembrar do peso da mesma. Pensando nisso, o Nubank criou suas caixinhas. Por meio delas, você reserva, todos os meses, um valor para conseguir realizar os seus objetivos.

Já conhece as Caixinhas do Nubank? Veja mais detalhes sobre o que são e o rendimento das mesmas.

Além disso, você pode guardar dinheiro para diferentes objetivos ao mesmo tempo. Dar nome às metas te ajuda a lembrar o peso de cada uma delas e conseguir acompanhar a evolução de forma mais fácil.

Ademais, um exemplo de técnica que pode ser usada para te auxiliar a ter metas definidas são as metas SMART. Elas são estabelecidas com 5 critérios claros em mente. A letra inicial de cada um deles, em inglês, forma a sigla SMART - sendo:

  • S de specific (específico);
  • M de measurable (mensurável);
  • A de attainable (atingível);
  • R de relevant (relevante);
  • T de time based (prazo).

Ao seguir esses passos, você pode definir uma meta, criar uma trajetória, metodologia e resultados claros para atingi-la.

2. Crie um orçamento

Definir um orçamento é importante para organizar as finanças e começar a guardar dinheiro. Compreender se você está gastando mais do que ganha; quanto gastou no cartão de crédito nos últimos 3 meses; quantas parcelas faltam para quitar aquele empréstimo pessoal; entre outras informações sobre o seu dinheiro.

Exemplo de orçamento que pode ajudar a guardar dinheiro, é a regra 50-15-35. Cada um dos números mostra quanto da sua renda, você precisa destinar para três categorias:

  • 50% para gastos essenciais;
  • 15% para prioridades financeiras;
  • 35% para estilo de vida.

3. Categorize os seus gastos

Entender o quanto e o que você gastou é o primeiro passo para organizar as suas finanças. E um bom jeito de fazer isso, é separar os seus gastos em categorias. Dessa forma, você conseguirá ver onde é possível economizar, o quanto de dinheiro você pode guardar, e começar a investir nos seus planos.

É possível, por exemplo, dividir os seus gastos em três categorias: livres, essenciais e economias. Ao final do mês, depois de pagar todas as suas contas, é possível identificar quais são os seus tipos de gastos, bem como o tamanho deles.

Ademais, vale citar que fazer um controle de gastos é uma atitude muito pessoal. É dito isso, pois o que uma pessoa ou família considera gasto livre, para outras pode ser um gasto essencial. Sendo assim, é fundamental definir o que são gastos essenciais e livres.

4. Realize uma faxina financeira

Feito os itens acima, é importante reservar um tempo para poder organizar as suas finanças. Nessa ocasião, é necessário pagar boletos pendentes, administrar os gastos do mês, separar as despesas fixas de variáveis. Só assim, é possível entender para onde o seu dinheiro está indo.

5. Defina onde guardar o dinheiro, e faça ele render

Por fim, o dinheiro que você usa no dia a dia, não pode ficar no mesmo lugar onde está o dinheiro que você está guardando. É imprescindível saber qual é o seu objetivo para cada meta. Dessa forma, você vai poder escolher qual o tipo de investimento ideal para deixar o seu dinheiro.