O Nubank se tornou famoso - entre outras coisas - por ter uma conta cujo rendimento é melhor que o da poupança. Mas ao mesmo tempo ela também tem toda uma praticidade de movimentação que em geral se vê nas contas correntes. Então fica a dúvida: a conta do Nubank é corrente ou é poupança?

A resposta é: nenhuma das duas. A conta do Nubank é uma conta de pagamentos. Nunca ouviu falar? Pois é, estamos acostumados a esses dois tipos, mas existem outros - confira mais abaixo - e a do Nubank é uma dessas diferentes.

Mas a gente vai explicar melhor. É só continuar a leitura.

Nem corrente, nem poupança: conta de pagamento

Segundo a regulamentação do Banco Central para essa modalidade, contas de pagamento - como a do Nubank - podem ser utilizadas para pagar despesas e transações com cartões de débito ou crédito, ou para transferências para a mesma instituição, além de instituições financeiras diferentes através de TED e DOC.

O que a NuConta oferece?

E é isso aí que a conta oferece, mas abaixo a gente traz uma listas dessas informações pra facilitar. Veja só:

  • Rendimento de 100% do CDI: maior do que a poupança, mesmo com a cobrança de IR;
  • Pagamento de qualquer boleto, como os de contas de luz, água, telefone e até mesmo os de compras online;
  • Cartão com a função de débito. Se você quiser ter um cartão com a função débito ligado à sua conta do Nubank, basta solicitar o seu pelo nosso aplicativo - não cobramos nada por isso. Explicamos melhor como você pode pedir o seu aqui.
  • Investir em RDB com proteção FGC: na conta do Nubank, você pode fazer depósitos em títulos de RDB (Recibos de Depósito Financeiro), que oferecem um rendimento de 100% do CDI;
  • Agendamento de transferências via TED ou Pix. Também é possível programar um Pix automático;
  • Fazer transferência instantânea e ilimitada entre contas do Nubank pelo Código QR ou CPF. Se você precisa transferir dinheiro para outra conta do Nubank, o valor cai na hora.
  • Fazer transferências ilimitadas para outros bancos (TED). Não cobramos nada e nem estipulamos número máximo de transações.
  • Transferir para seus contatos mais frequentes com facilidade e mais rapidez com a função Transferências Frequentes.
  • Colocar dinheiro na conta do Nubank por TED, boleto ou Pix. Com o Pix, a transferência é gratuita e instantânea.
  • Acompanhar o rendimento do seu dinheiro direto no app. Nosso lema aqui é transparência. Você não precisa puxar um extrato, ir ao banco ou falar com o gerente para controlar o seu dinheiro.
  • Pagar a fatura do seu cartão Nubank com a sua conta e ter o limite liberado instantaneamente.
  • Buscar e pagar todos os boletos emitidos em seu CPF em um único lugar.
  • Ter acesso a um serviço de atendimento ao cliente que realmente se importa com você.
  • Função Guardar Dinheiro para separar o dinheiro que você deseja economizar do que é usado no dia a dia.
  • Função Guardar Automaticamente para você definir uma quantia de dinheiro e um dia específico do mês para que o aplicativo guarde parte desse dinheiro.
  • Guardar dinheiro com uma data de resgate predefinida com a função Resgate Planejado e, com isso, ter um rendimento de mais de 100% do CDI.
  • Guardar dinheiro por objetivos com a função Caixinhas. Assim, você separa esses valores do dinheiro da conta que você usa no dia a dia.
  • Poder usar o seu saldo para recarregar o seu celular pré-pago ou de plano controle.
  • Dividir uma conta entre amigos e enviar lembretes de cobrança com a função Dividir Valor.
  • Comprar e vender criptomoedas, com o Nubank Cripto.
  • Investir em ações, fundos e renda fixa, direto no app.

Quais são os tipos de conta bancária?

E se você ficou curioso para saber quais são os tipos de contas que existem, vamos lá.

Na verdade, são três tipos: a conta de depósitos, a conta-salário e a conta de pagamentos. Mas existem algumas subdivisões dentro de cada um desses grupos.

Créditos: Banco Central
Créditos: Banco Central

1. Conta de depósitos

O tipo mais comum é a conta de depósitos, que pode ser de dois subtipos. A conta de depósitos à vista é a famosa conta corrente. Com ela, o cliente pode realizar pagamentos, transferir recursos e realizar operações de crédito ou aplicações financeiras. O outro tipo é a conta-poupança, usada para aplicação de valores que geram rendimentos mensais.

Conta corrente

A conta corrente é o tipo de conta bancária mais comum. Ela possibilita vários tipos de movimentações financeiras no dia a dia. Em geral, é possível usar ela para depositar e sacar dinheiro. Além disso, você pode usar o cartão de crédito e débito, bem como usar cheques, pagar contas, realizar aplicações e fazer transferências.

Sendo assim, é a conta usada para as compras e pagamentos rotineiros. Dessa forma, é possível acompanhar todas as entradas e saídas de dinheiro através do extrato bancário. Nos bancões tradicionais a conta corrente é ofertada com diferentes pacotes de serviços e taxas.

Em geral, os itens mais comuns que integram esse pacote são a abertura e manutenção da conta; emissão e entrega de cheques; entrega de cartões de crédito e débito; saques em agências, caixas eletrônicos e rede Banco24Horas; fornecimento de extrato mensal; e transferências entre contas.

Por fim, cada um desses serviços é cobrado pela instituição bancária, ainda mais quando envolvem o atendimento presencial.

Conta poupança

A conta poupança é muito popular. Ao depositar dinheiro nessa conta, o valor passa a render juros mensais. Desde 2012, o rendimento da poupança se baseia na taxa Selic, a partir das regras abaixo:

  • Se a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% sobre o valor depositado + Taxa Referencial (TR);
  • Se a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da Selic + TR.

Sendo assim, a conta poupança tem a utilidade de aplicar dinheiro para formação de patrimônio e objetivos de médio e longo prazo. Logo, a conta só permite as funções de saque, depósito e transferência.

Porém, embora seja um dos investimentos mais populares do Brasil por conta da sua segurança, a poupança tem uma das menores rentabilidades do mercado financeiro.

Créditos: Pixabay
Créditos: Pixabay

2. Conta-salário

A segunda modalidade é a conta-salário. Esta não pode ser aberta diretamente pelo cliente pessoa física, somente pelo empregador, para depositar o salário. Esse tipo de conta também pode ser utilizado para receber pagamento de bolsas, aposentadorias, pensões e outros valores.

Dependendo do acordo feito entre o empregador e o banco, a conta-salário também pode ser utilizada para realizar saques, programar débitos automáticos de contas de água, luz e telefone e também para pagamentos por meio de cartão. O consumidor também sempre pode fazer a portabilidade do salário para outro banco que for mais conveniente.

3. Conta de pagamento

Essa é a conta do Nubank, então você também já sabe um pouco sobre ela. Mas reiteramos, ela é utilizada para pagamento de contas e boletos, realização de Pix, Ted e Doc, e também para transferências de recursos a outras contas. As contas de pagamento podem ser abertas em bancos ou instituições de pagamentos, instituições não financeiras que realizam serviços de pagamentos sem necessidade de abrir uma conta no banco.

Outros tipos ainda

Vale lembrar porém, que existem ainda outros três tipos de contas e dependendo do banco, ou instituição financeira, elas podem ser de depósito, salário ou de pagamento - mas em gerão são contas de depósito e se enquadram no sub-grupo da conta corrente.

São elas a conta universitária, a conta digital e a conta para menores de idade. Saiba um pouquinho mais sobre cada uma delas:

Conta universitária

A conta universitária é uma conta corrente ofertada pelos bancos para os estudantes de nível superior no decorrer do curso. O seu principal diferencial são as taxas e tarifas mais baratas, que são compatíveis com a renda dos universitários.

Além disso, as contas universitárias podem ofertar os seguintes benefícios: isenção de taxas; dispensa da comprovação de renda para abertura da conta; meia entrada em eventos e estabelecimentos (cinema, teatro, shows, entre outros); e cartão de crédito.

Por fim, para abir uma conta desse tipo, é necessário mandar ao banco um comprovante da situação de estudante, como um boleto de mensalidade pago ou o documento da matrícula.

Conta digital

A conta digital se trata de um tipo de conta corrente 100% online, sem nenhum tipo de atendimento presencial. Com esse tipo de conta, você resolve tudo via aplicativo: pagamentos, transferências, investimentos, gestão do orçamento, atendimento, entre outros.

Assim, você não precisa ir até uma agência, e pode gerenciar a sua conta e dinheiro com muito mais praticidade e rapidez. Além disso, a maioria das instituições não cobra tarifas desse tipo de conta, ou tem uma taxa muito baixa em relação às outras.

Conta para menores de idade

Atualmente, alguns bancos e fintechs ofertam contas correntes específicas para as crianças e adolescentes. O objetivo dessa conta é estimular a educação financeira. As mesmas são abertas e gerenciadas pelos pais, enquanto o menor de idade ganha um cartão de débito ou crédito para aprender a usar e cuidar do seu dinheiro.