Se você realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2023 já pode começar a planejar os próximos passos da carreira estudantil. O Ministério da Educação (MEC) revelou recentemente que não é necessário um desempenho excepcional para ingressar no ensino superior.

De acordo com uma análise inédita do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo ENEM, 6 em cada 10 participantes teriam condições de cursar o ensino superior, mesmo com notas abaixo da média nacional.

Oportunidades de ouro: SISU, PROUNI e FIES

Quem prestou o ENEM tem pelo menos três chances de conquistar uma graduação.

A primeira delas é através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), que seleciona universidades, institutos federais e outras instituições públicas.

Se não conseguir uma vaga nessas instituições pelo SISU, há ainda a oportunidade de concorrer a bolsas, tanto integrais quanto de 50%, em instituições privadas, por meio do Programa Universidade para Todos (PROUNI).

Caso as opções anteriores não se concretizem, uma terceira possibilidade é cursar uma faculdade particular com financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Chance Real - Simulações do MEC

O Ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou que todos os jovens brasileiros têm condições de usar o ENEM para acessar o ensino superior. As simulações revelam que, mesmo com notas próximas à média nacional, os participantes têm boas chances de conquistar uma vaga gratuita.

Veja simulações de SISU e PROUNI:

  • Participante do ENEM, ampla concorrência, nota 570:
      • Chance de entrada em 20% dos cursos do SISU (842 cursos).
      • 37% dos participantes com essa nota conseguiriam uma vaga.
  • Participante do ENEM, concluinte do ensino médio na rede pública, nota 532:
      • Chance de entrada em 20% dos cursos do SISU (1.658 cursos).
      • 43% dos participantes com essa nota conseguiriam uma vaga.
  • Participante do ENEM, ampla concorrência, nota 509:
      • Chance de entrada em 25% dos cursos do PROUNI.
      • 61% dos participantes com essa nota conseguiriam uma vaga.
  • Participante do ENEM, concluinte do ensino médio na rede pública, nota 509:
    • Chance de entrada em 25% dos cursos do PROUNI.
    • 53% dos participantes com essa nota conseguiriam uma vaga.

As simulações consideram as notas de corte do SISU e PROUNI de 2023; podendo haver variação agora em 2024.

Como conquistar sua vaga no SISU e PROUNI?

Existem três formas de entrar no ensino superior com a nota do ENEM:

  • SISU: Vagas em universidades e institutos federais.
  • PROUNI: Bolsas (integrais ou de 50%) em instituições privadas.
  • FIES: Vagas em instituições privadas com financiamento do governo.

Além disso, é possível financiar com o Fies e outros 50% da bolsa do Prouni.

SISU 2024: Período de inscrição inicia em 22 de janeiro

O processo de inscrição para a primeira edição do SISU 2024 começa nesta segunda-feira, 22 de janeiro, e segue até às 23h59min do dia 25 de janeiro de 2024. O SISU utiliza como critério a média obtida no ENEM, cujos resultados foram divulgados em 16 de janeiro, considerando a oferta de vagas por curso, modalidade de concorrência, escolhas dos candidatos e seus perfis socioeconômicos.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Durante o processo de inscrição, os estudantes preenchem um questionário socioeconômico em conformidade com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) e escolhem até duas opções de curso dentre as disponíveis em cada processo seletivo do SISU.

Os candidatos têm a flexibilidade de modificar a opção de curso até o final do dia 25, sendo considerada válida a última opção registrada no sistema. Após o encerramento das inscrições, os resultados serão divulgados em 30 de janeiro de 2024.

Aqueles que não forem selecionados em nenhuma das opções indicadas durante a inscrição podem participar da lista de espera do SISU, manifestando interesse de 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.

Os candidatos aprovados deverão efetuar as matrículas nos cursos no período de 1º a 7 de fevereiro de 2024. A distribuição das vagas no SISU 2024 seguirá os percentuais do Censo do IBGE de 2022 para as cotas, contemplando escolas públicas, baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas. A expectativa é ofertar cerca de 264 mil vagas em cursos superiores em todo o país.

Para aqueles que não obtiverem aprovação no SISU, é importante destacar que o edital do PROUNI foi lançado em 17 de janeiro.