Saiu o resultado do ENEM 2023! O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira, 16, as notas finais do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Ao todo, a edição contou com mais de 3,9 milhões de inscritos e teve provas aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Os gabaritos oficiais foram publicados no dia 14 de novembro de 2023.

Considerado uma das principais portas de entrada para o Ensino Superior no país, a nota do Enem pode ser utilizada em iniciativas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni), além de universidades do exterior que possuem convênio com o Inep

Resultado ENEM 2023 sai nesta terça, 16. Imagem: Ache Concursos
Resultado ENEM 2023 sai nesta terça, 16. Imagem: Ache Concursos

Inep libera resultado ENEM 2023

Com a data definida, os participantes estão ansiosos para saber a que horas fica disponível a consulta do Resultado do ENEM 2023.

O Inep não informou o horário oficial para que as notas sejas liberadas, mas confirmou que o resultado ficará disponível no dia 16 de janeiro.

Atualização: O Inep realizou uma coletiva de imprensa às 9h desta terça (16) para divulgação dos resultados do Enem 2023, bem como apresentar dados sobre o Sisu e Prouni. O resultado do Enem foi liberado às 10h30min na Página do Participante.

Assim, o candidato deverá acompanhar pela Página do Participante o momento em que forem divulgadas as notas. Logo nas primeiras horas do dia o site do Inep apresenta instabilidade por conta do número alto de acessos, portanto os candidatos devem permanecer atualizando a página para verificar as notas.

Treineiros - As notas dos treineiros, participantes que realizaram as provas para autoavaliação, serão divulgadas em março, conforme estipulado no edital.

Redação - Quanto à redação, o espelho, que revela a correção detalhada, estará disponível após 90 dias da divulgação dos resultados. A avaliação considera cinco competências da matriz de referência, com a nota variando até 1000 pontos. No entanto, existem fatores que podem levar à nota zero, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho desconectado do tema proposto, não seguimento da estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Como consultar a nota do Enem 2023?

Para consultar o resultado e as notas do Enem 2023 o candidato deverá acessar a Página do Participante com o login único da plataforma gov.br.

Caso o participante não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la. Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em "Avançar". Em seguida, é necessário clicar em "Esqueci minha senha", selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.

Onde usar as notas do Enem 2023

As instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, utilizam o Enem como meio de seleção de estudantes.

Os resultados desse exame são empregados como critério exclusivo ou complementar nos processos seletivos, além de serem considerados como parâmetros para a concessão de auxílios governamentais, como os oferecidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, os resultados individuais do Enem podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições de ensino em Portugal que mantêm convênio com o Inep para aceitar as notas desse exame. Esses acordos asseguram um acesso simplificado às avaliações dos estudantes brasileiros que desejam cursar o ensino superior em Portugal.

SISU abre inscrições dia 22/01

Os candidatos que fizeram o Enem 2023 devem ficar atentos a outra data: a partir do dia 22 de janeiro iniciam as inscrições do Sisu 2024. A nova edição do processo seletivo vai oferecer 264.360 vagas em 127 instituições de educação superior.

A novidade desta edição é que as inscrições serão realizadas em etapa única para o ano inteiro. Antes, o Sisu abria dois períodos de inscrição para cada semestre do ano. Confira o cronograma do Sisu 2024:

  • 22 a 25 de janeiro: período de inscrição
  • 30 de janeiro: resultado
  • 1º a 7 de fevereiro: matrícula dos selecionados
  • 30 de janeiro a 07 de fevereiro: período para manifestar interesse na lista de espera

Enem 2023: como foram as provas

As provas do Enem 2023 foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro conforme o calendário informado pelo governo, ou seja, em dois domingos, seguindo o formato que já vem sendo adotado nos últimos anos.

O exame é formado por 180 questões objetivas e uma redação. A distribuição dos temas abordados pelas provas em cada um dos domingos será a seguinte:

  • No primeiro dia de aplicação da prova (5 de novembro) os estudantes terão que responder 45 questões de Ciências Humanas, 45 questões de Linguagens e Códigos e escrever a redação.
  • No segundo domingo de prova (12 de novembro) serão 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.

Como é corrigida a prova do Enem?

Conforme o edital, a nota do participante na prova constituída de questões de múltipla escolha terá como base a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que utiliza um conjunto de modelos matemáticos para representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características dos itens.

Com esse modelo, a natureza específica de cada questão é considerada no cálculo, para que se possa diferenciar alunos com a mesma quantidade de acertos. Segundo o Inep, certas questões são acertadas consistentemente apenas por participantes com elevada habilidade, enquanto outras são frequentemente acertadas pela maioria.

Dessa forma, duas pessoas com a mesma quantidade de acertos na prova são avaliadas de forma distinta, dependendo de quais itens estão certos e errados, e podem ter notas diferentes.