O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) tem outra novidade além da prova digital. Agora todas as condições especiais para realizar a prova estão enquadradas na opção "atendimento especializado" que deve ser selecionado no ato da inscrição. Podem solicitar esse atendimento os participantes que estiverem dentro de uma dessas condições: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, autismo, discalculia, gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou outra condição específica.

Para utilizar esse recurso o participante deverá anexar documentos como certidão de nascimento (no caso da participante lactante), diagnóstico com a descrição da condição para aqueles com algum tipo de deficiência visual. Todas as informações bem como os documentos neessários estão descritos nos editais do Enem 2020. Se a solicitação de atendimento especializado for aceita o participante terá direito a 60 minutos adicionais em cada dia para realização da provas. O candidato que solicitar atendimento surdez ou deficiência auditiva e o recurso de videoprova em Libras até 120 minutos adicionais em cada dia de provas.

O resultado para as solicitações será divulgado na Página do Participante a partir do dia 29 de maio. Quem tiver o seu pedido negado terá o prazo das 10h do dia 1º de junho às 23h59 do dia 5 de junho de 2020 (horário de Brasília) para recorrer. O recurso deverá ser feito no endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante e o candidato poderá saber a resposta a partir do dia 10 de junho de 2020.

Bolsonaro admite possível mudança na data da prova

Nesta quarta-feira (13) o presidente Jair Bolsonaro admitiu a possibilidade de adiamento da prova impressa que está marcada para os dias 1 e 8 de novembro. Na saída do Palácio da Alvorada Bolsonaro disse aos jornalistas que a prova poderá ser "atrasada", mas deve ser aplicada ainda em 2020. "O Enem, tô conversando com Weintraub [ministro da Educação], né? Se for o caso, atrasa um pouco, mas tem que ser aplicado esse ano", declarou o presidente.

Os pedidos de mudança na data do exame têm ocorrido nas últimas semanas devido a suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia da Covid-19. Diversas entidades estudantis são a favor do adiamento do exame alegando que, caso seja mantido, irá ampliar a desigualdade no ensino superior. Apesar de algumas instituições terem aderido ao modelo de ensino à distância muitos estudantes não têm acesso para continuar os estudos.

Para o ministro da Educação, Abraham Weintraub, o adiamento da prova não é necessário pois até lá (novembro) a quarentena já terá acabado. "Vai ter Enem, essa quarentena vai acabar em breve, eu acredito. A crise já vai ter passado", afirmou. Posição parecida tem o presidente do Inep, Alexandre Lopes, ao defender que o mais importante é garantir que as provas aconteçam. Segundo ele, a data da prova pode ser mudada lá na frente, "mas isso tem que acontecer por questões técnicas. Já existe uma desigualdade que vem de toda a educação básica e não é o Enem sozinho que corrige isso", concluiu.

Mais de 1,5 milhões inscrições em 24h

De acordo com dados do Inep foram registradas 1.548.671 inscrições no exame nacional, sendo 1.455.736 para a prova impressa e 92.935 inscrições para o Enem Digital. No período de 24 horas quase todas as vagas para a prova digital foram esgotadas, restando menos de 8 mil lugares visto que o teste terá o limite de 101 mil vagas em 2020. O número total de inscrições também ultrapassou o de 2019, quando foram registradas 1,3 milhão de inscrições até o final do primeiro dia.

As inscrições no Enem 2020 estarão abertas até o dia 22 de maio no site enem.inep.gov.br/participante/. Para realizar a inscrição no Enem é necessário ter em mãos os documentos de identidade e CPF, além do número do NIS. Este número pode ser consultado no Cartão Cidadão ou na Carteira de Trabalho. Caso não possua este número o sistema oferece a opção de não informar. A taxa de inscrição deve ser paga até o dia 28 de maio.

Participantes reclamam de demora para gerar boleto

Nas redes sociais do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo Enem, muitos participantes estão reclamando da demora para gerar o boleto da taxa de inscrição. Há casos de participantes que realizaram inscrição no primeiro dia e aguardam há mais de 48 horas para obter o documento. A inscrição na prova só é confirmada após o processamento do pagamento da taxa de R$ 85,00. Já para aqueles que se encaixam nos critérios de isenção a vaga está garantida após a conclusão da inscrição. A situação da inscrição deve ser acompanhada na Página do Participante.

Na terça-feira (12) o nome Beto esteve entre um dos assuntos mais comentados no Twitter. Beto é o programa de inteligência artificial responsável por enviar o boleto de inscrição aos participantes. As mensagens postadas foram acompanhadas de prints com o aviso do sistema "O processo de registro do boleto pode demorar um pouco, mas não se preocupe. O Beto vai gerar o seu boleto."

Cronograma do Enem 2020

Período de inscrição: de 11 a 22 de maio pela página do INEP
Prazo de pagamento da taxa: 28 de maio
Solicitação de atendimento especializado do Enem impresso: 11 a 22 de maio
Divulgação dos locais de prova (Cartão de Confirmação): no mês de outubro (sem data definida)
Provas do Enem impresso: dias 1 e 8 de novembro
Provas do Enem digital: dias 22 e 29 de novembro
Publicação dos gabaritos: 11 de novembro (Enem impresso) e 2 de dezembro (Enem digital)
Resultados individuais: janeiro de 2021