O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram na madrugada desta sexta-feira, dia 16 de janeiro de 2026 os resultados do ENEM 2025. Foram registrados 4,8 milhões de inscritos, com um índice de 72% de presença no dia das avaliações.

A partir de agora, os participantes já podem acessar o desempenho individual por meio da Página do Participante, disponível em enem.inep.gov.br/participante, utilizando o login gov.br.

ss

Na plataforma, é possível consultar a nota da redação, que varia de zero a mil pontos, além da pontuação obtida em cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e
  • Matemática e suas Tecnologias.

Já para os estudantes que ainda não concluíram o ensino médio em 2025, o boletim individual será disponibilizado em até 60 dias após a divulgação do resultado.

Os participantes que desejam utilizar o Enem para certificação de conclusão do ensino médio precisam ter indicado essa finalidade no ato da inscrição e alcançar, no mínimo:

  • 450 pontos em cada área do conhecimento e
  • 500 pontos na redação.

SISU, Prouni e Fies

Com o resultado em mãos, os participantes podem utilizá-lo para para ingresso em instituições públicas e privadas, por meio do Sisu, Prouni e Fies, além de ser aceito em universidades de Portugal.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em universidades públicas, terá inscrições abertas de 19 a 23 de janeiro.

Já o Programa Universidade para Todos (Prouni) receberá inscrições entre 26 e 29 de janeiro, com a oferta de bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas. Também é possível usar a nota para acessar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Programa O que oferece Período de inscrições
Sisu Vagas em universidades públicas 19 a 23 de janeiro
Prouni Bolsas de estudo em instituições privadas (100% e 50%) 26 a 29 de janeiro
Fies Financiamento do ensino superior em instituições privadas Ainda não foi divulgado pelo governo federal

Sobre o Enem 2025

O Enem 2025 é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. A seleção recebeu mais de 4,8 milhões de inscrições, sendo que aproximadamente 72% dos candidatos compareceram às provas.

As provas de 2025 foram aplicadas em dois domingos:

  • 1º dia (9 de novembro): Linguagens, Ciências Humanas e Redação;
  • 2º dia (16 de novembro): Matemática e Ciências da Natureza.

Novidades - Enem 2026

Duas novidades para o ano de 2026 foram apresentadas durante a divulgação do balanço do 2º dia de aplicação do enem.

A primeira delas foi que o Enem de 2026 avaliará o ensino médio. A prova valerá para a avaliação do aluno do 3.º ano do ensino médio.

Outro destaque, é a avaliação da aplicação da prova do Enem no Mercosul. Será verificado a viabilidade de aplicar a prova em português em Montevidéu, Assunção e Buenos Aires. Este ainda é um estudo que será apresentado em 2026.