O ministro da Educação, Camilo Santana, descartou o cancelamento do Enem 2023 após o vazamento de imagens da prova no domingo (5), primeiro dia de aplicação.

Na segunda-feira (6), em uma coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, Camilo afirmou que não haverá o cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio.

Ele também informou que a Polícia Federal está investigando o caso e já realizou diligências em Pernambuco e no Distrito Federal para apurar o vazamento das imagens da prova de redação do Enem 2023.

O ministro destacou que, apesar do vazamento das imagens, o balanço da primeira etapa de provas foi positivo, com apenas algumas ocorrências pontuais.

No primeiro dia do Enem 2023, 4.293 candidatos foram eliminados por violações às regras, como o porte de equipamentos eletrônicos, sair da sala antes do horário permitido, uso de materiais impressos e desobediência às orientações dos fiscais, conforme previsto no edital.

No domingo, os estudantes realizaram as provas de linguagens, códigos, ciências humanas e a redação. No próximo domingo (12), serão aplicadas as questões de ciências da natureza e matemática.

O resultado do Enem é utilizado para ingresso em universidades públicas através do Sisu ou para obtenção de bolsas em universidades privadas pelo Prouni. Além disso, o exame também é utilizado para acesso ao Fies, programa do Ministério da Educação que financia mensalidades em instituições privadas.

Gabaritos ENEM

Os gabaritos das provas ainda demoram a sair. Segundo o INEP, o gabarito estará disponível no site até dia 24 de novembro.

Para verificar o gabarito os participantes devem acessar o portal oficial do Inep: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem.