Estão disponíveis para consulta os gabaritos oficiais do ENEM 2023. Com segunda etapa de provas aplicadas no último domingo, 12 de novembro, o INEP divulgou as respostas corretas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023).

Foram mais de 3,9 milhões de inscritos no Exame, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para realização do exame. Nos dois dias de prova a abstenção chegou a 32%.

- Veja os gabaritos do ENEM 2023

Quem perdeu a prova por problemas logísticos (mora a mais de 30Km do local de aplicação designado) ou não pôde fazer a prova por doenças infectocontagiosas, pode pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro.

O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, vai até a próxima sexta-feira, 17 de novembro.

Conforme o cronograma do edital, os gabaritos estavam previstos para sair até o dia 24 de novembro de 2023, doze dias após a finalização do exame.

Após encerrar a aplicação no último domingo (12), o Inep anunciou a antecipação do gabarito do Enem 2023. As respostas oficiais e caderno de questões foram disponibilizados então às 19h (horário de Brasília/DF) da terça-feira, dia 14/11.

Para consultar o gabarito do Enem o participante pode acessar o portal do Inep - https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem

As provas do Enem 2023 foram realizadas nos dias 5 e 12 de novembro, formado por 180 questões objetivas e uma redação. A distribuição dos temas abordados pelas provas em cada um dos domingos será a seguinte:

  • No primeiro dia de aplicação da prova (5 de novembro) os estudantes terão que responder 45 questões de Ciências Humanas, 45 questões de Linguagens e Códigos e escrever a redação.
  • No segundo domingo de prova (12 de novembro) serão 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.

Quando sai o resultado do Enem 2023?

O cronograma da edição de 2023 do Enem informa que o Inep irá divulgar os resultados individuais do Enem 2023 em 16 de janeiro de 2024. A consulta aos resultados individuais estará disponível na Página do Participante.

Com o resultado do Enem é possível se inscrever em diversos programas educacionais do governo como o Prouni, Sisu e Fies, como também se isentar de realizar o vestibular de algumas faculdades que já adotaram a nota do Enem como critério de seleção.

Conforme o edital, a nota do participante na prova constituída de questões de múltipla escolha terá como base a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que utiliza um conjunto de modelos matemáticos para representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características dos itens.

Já a nota da redação é atribuída em uma escala que varia entre 0 e 1.000 pontos. Cada redação é corrigida por dois avaliadores, que atribuem nota entre zero e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A nota final é a média aritmética das notas totais atribuídas.