Já está disponível para consulta o resultado e as notas do ENEM 2021. Após o ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciar na noite de ontem (9) que o resultado estaria disponível para consulta, candidatos relataram problemas e não conseguiram acessar as notas.

O INEP informou que a página apresentou instabilidade logo após a divulgação dos resultados. Isso ocorreu devido ao grande número de acessos simultâneos na página, mas que o problema já foi resolvido. Agora, o INEP divulgou oficialmente as notas do ENEM e informou a liberação da consulta nas redes sociais:

A divulgação do desempenho dos candidatos foi antecipada em 2 dias - a previsão era divulgar o resultado na sexta, 11. As provas foram aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro.

Resultado do ENEM

O resultado do ENEM com as notas individuais pode ser conferido na página do participante do ENEM, disponibilizada pelo INEP para consulta. O login se dá por meio da conta Gov.br.

Caso o participante não lembre a senha da conta será necessário recuperá-la. Para isso, siga os seguintes passos:

  • Acesse a página acesso.gov.br;
  • Digitar o seu CPF e clique em "Avançar";
  • Clique em "Esqueci minha senha" e selecione uma das formas de recuperação (por meio do aplicativo Meu gov.br, dos bancos credenciados, do Internet Banking de bancos conveniados, por e-mail ou por mensagem de texto - SMS);
  • Preencha os campos solicitados e gere uma nova senha.

Principal mecanismo de acesso à educação superior, o Enem 21/22 teve pouco mais de 3 milhões de inscritos, menor número dos últimos anos.

Por meio da nota do ENEM os estudantes podem acessar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para ingressar em universidade públicas e privadas utilizando a nota do exame.

A nota do participante na prova de múltipla escolha tem como base a Teoria da Resposta ao Item (TRI). Isso significa que se alguém acerta as questões mais difíceis e erra as mais fáceis, levando em consideração os acertos de todos os candidatos, provavelmente 'chutou' as respostas. E isso dará uma nota menor a quem acertou as fáceis, mas errou as mais complexas, mesmo atingindo o mesmo número de acertos.

Já na redação, a correção será feita por dois corretores de forma independente, sendo que cada um deles atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das competências. Dessa forma, a nota total de cada corretor corresponderá à soma das notas atribuídas a cada uma das competências.