Começam nesta segunda-feira, 11 de maio, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020). Os candidatos poderão efetuar a inscrição na página do participante disponibilizada pelo INEP até o próximo dia 22 de maio. Para participar da prova que avalia a qualidade do ensino médio no país é necessário pagar uma taxa no valor de R$ 85,00 no prazo máximo de 28 de maio. Já para aqueles que se encaixam nos critérios de gratuidade da inscrição a isenção estará garantida mesmo que o candidato não tenha feito a solicitação.

Para realizar a inscrição no Enem é necessário ter em mãos os documentos de identidade e CPF, além do número do NIS. Este número pode ser consultado no Cartão Cidadão ou na Carteira de Trabalho. Caso não possua este número o sistema oferece a opção de não informar.

Outra solicitação feita aos participantes é o anexo de uma foto no procedimento da inscrição. A foto deve ser atual, individual, colorida e precisa mostrar bem o rosto do participante, com foco, em fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). O participante poderá escolher entre anexar no ato da inscrição ou posteriormente quando o sistema exigir.

A novidade da edição deste ano é a inclusão do ENEM Digital. O participante que optar por se inscrever no Enem impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir sua inscrição, não poderá alterar esta opção. Então, cuidado antes de optar pelo formato.

Terá direito a isenção da taxa de inscrição o candidato que:

  • esteja cursando a última série do ensino médio no ano de 2020, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica; ou
  • tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, conforme art. 1º, parágrafo único, incisos I e II, da Lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013; ou
  • declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, nos termos do art. 4º do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer: renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Cronograma do Enem 2020

Período de inscrição: de 11 a 22 de maio pela página do INEP
Prazo de pagamento da taxa: 28 de maio
Solicitação de atendimento especializado do Enem impresso: 11 a 22 de maio
Divulgação dos locais de prova (Cartão de Confirmação): no mês de outubro (sem data definida)
Provas do Enem impresso: dias 1 e 8 de novembro
Provas do Enem digital: dias 22 e 29 de novembro
Publicação dos gabaritos: 11 de novembro (Enem impresso) e 2 de dezembro (Enem digital)
Resultados individuais: janeiro de 2021

Enem digital: datas foram adiadas

O Enem digital é uma novidade e será realizado pela primeira vez em 2020. Inicialmente, a versão digital terá apenas 100 mil vagas e será aplicado exclusivamente aos estudantes que concluem o ensino médio no ano de 2020 ou que já tenham finalizado o nível de ensino. No mês passado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu pelo adiamento das provas digitais, que agora serão aplicadas nos dias 22 e 29 de novembro.

A aplicação das provas na versão digital será realizada em locais específicos e com a supervisão de fiscais do Enem, ou seja, não será possível realizar a prova em casa e nem em computador próprio. Apesar destas diferenças a validade dos exames serão a mesma bem como as áreas de conhecimento que compõe a prova.

Nas redes sociais, o INEP confirmou a abertura das inscrições nesta segunda. Veja:

Estrutura das provas Enem 2020

O Enem 2020 será composto por quatro provas objetivas e uma de redação em Língua Portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha e avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio e os respectivos componentes curriculares:

Provas do 1º dia - serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.

Provas do 2º dia - serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e Matemática e suas Tecnologias (Matemática). A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.

- Veja os dois editais, do ENEM 2020 - impresso e também da versão do ENEM 2020 - digital

O INEP disponibiliza ainda um tutorial de como se inscrever no ENEM e um tira-dúvidas sobre a seleção na página do participante.