Saiu nesta quinta-feira de 9 de fevereiro o resultado do ENEM 2022. O Ministério da Educação resolveu antecipar a divulgação. Com previsão de liberar os resultados na próxima segunda-feira de 13 de fevereiro, o INEP informou que os resultados da edição do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2022 já podem ser consultados a partir de hoje, 9.

O Exame teve provas aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro de 2022. Dos 3,3 milhões de inscritos, apenas 2.351.513 compareceram ao segundo dia de provas, abstenção de mais de 32%. Foram 2.321.625 que realizaram as provas em papel e 29.888 em computador, na edição digital.

Por meio das redes, o MEC confirmou a divulgação: "a partir de amanhã (9), os estudantes poderão se planejar melhor para ingressar no ensino superior por meio do Sisu, Prouni e Fies".

Consulta do resultado do ENEM

A consulta do resultado pode ser feita por meio da página do participante ou ainda pelo aplicativo do Enem.

Os participantes que fizeram a prova com o objetivo de avaliar os seus conhecimentos, os chamados treineiros do Enem, só terão acesso aos seus resultados individuais cerca de 60 dias após os resultados dos participantes que já concluíram o ensino médio, conforme determinado no edital do exame.

O Enem avalia o desempenho escolar de estudantes ao término da educação básica e funciona como uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Com o resultado do Enem você pode se inscrever em diversos programas educacionais do governo como o Prouni, Sisu e Fies, como também se isentar de realizar o vestibular de algumas faculdades que já adotaram a nota do Enem como critério de seleção.

Veja os prazos de abertura e fechamento de SISU, PROUNI e FIES em 2023:

  • Sisu - Inscrições: de 28 de fevereiro a 3 de março / Resultados: 7 de março / o programa aprova estudantes para universidades públicas.
  • Prouni - Inscrições: de 7 a 10 de março / Resultados: 14 de março (1ª chamada) e 28 de março (2ª chamada) / Distribui bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% das mensalidades) e integrais (100%) em instituições de ensino privadas. Para participar, é preciso ter renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos (R$ 3.636 por pessoa), além de ter estudado em escola pública.
  • Fies - Inscrições: de 14 a 17 de março / Resultados: 21 de março / Financiamento aos estudantes de baixa renda para que possam estudar em universidades privadas.

Os resultados também servem para ingressar em instituições de ensino de Portugal que tenham convênio com o Inep.