O saque da 2ª parcela do auxílio emergencial começa no próximo sábado, 30 de maio, para 2,6 milhões de beneficiários nascidos no mês de janeiro. Para esta segunda rodada de pagamentos a Caixa fez algumas mudanças, como o bloqueio da transferência para outras contas, além de estipular um calendário específico para diminuir o movimento nas agências, mas a forma de recebimento dos R$ 600,00 permanece igual.

O valor poderá ser retirado nas agências e unidades lotéricas sem necessidade de cartão. O saque será habilitado no aplicativo Caixa Tem quando chegar o dia previsto no calendário. No app deverá ser informado o valor a ser retirado e então será gerado um código autorizador que o beneficiário irá utilizar para saque nos caixas eletrônicos e casas lotéricas. O saque poderá então ser realizado sem cartão.

Aplicativo Caixa Tem teve 15 atualizações

A Caixa informou que o aplicativo Caixa Tem já foi atualizado cerca de 15 vezes pelos desenvolvedores para que os usuários possam utilizar todas as funções sem dificuldades. Na primeira leva de pagamentos houveram queixas recorrentes sobre a demora para realizar operações no app. O aplicativo Caixa Tem já recebeu mais de 106,6 milhões de downloads.

Em uma das suas atualizações o aplicativo passou a permitir um maior número de acessos simultâneos e não exige mais que o usuário permaneça com o app aberto durante todo o tempo em que estiver na fila virtual para ser atendido.Agora, quando o aplicativo Caixa Tem incluir o usuário na chamada "fila virtual" para saques, o mesmo não perde mais a vez, mesmo saindo da tela do aplicativo ou executando outra função no celular ao mesmo tempo. O app avisa então automaticamente o usuário quando da sua vez.

Portanto, é importante acessar a loja de aplicativos do seu celular e conferir se há alguma nova atualização para realizar. Isso garante que você irá acessar a versão mais recente do aplicativo e que poderá realizar todas as operações sem dificuldades.

A Caixa enfatiza que são 2 aplicativos necessários para fazer o cadastro e receber/ movimentar o auxílio de R$ 600,00 a ser pago pelos próximos meses. Veja:

Caixa Auxílio Emergencial - é o aplicativo apenas para cadastramento. Após receber os dados, a Caixa envia as informações para a DATAPREV, que faz o cruzamento das informações com a base do governo.

Caixa Tem - é o aplicativo exclusivo de pagamento e é por ali que as pessoas deverão transferir os valores, pagar contas ou gerar o código para sacar o valor em dinheiro.

Como sacar o dinheiro do auxílio no caixa eletrônico

  1. Assim que chegar a data permitida para o saque (conforme o calendário acima), o usuário encontrará no aplicativo Caixa Tem a opção Saque sem cartão.
  2. Clique nesta opção e uma nova tela será aberta. Aperte em Gerar código para saque.
  3. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  4. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  5. Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  6. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Auxílio Emergencial. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  7. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.
  8. Na tela irá surgir diversas opções de valores para saque. O beneficiário poderá sacar o valor inteiro, os valores sugeridos em tela ou então digitar manualmente o crédito desejado e o saque será realizado.

Passo a passo - como sacar o dinheiro do Auxílio Emergencial. Fonte: Caixa.
Passo a passo - como sacar o dinheiro do Auxílio Emergencial. Fonte: Caixa.

A Caixa divulgou um vídeo tutorial de como realizar o saque do Auxílio Emergencial utilizando o aplicativo Caixa Tem, confira como fazer:

Para evitar aglomerações, a Caixa tem divulgado calendários específicos para os saques que até agora tem sido liberados conforme o mês de nascimento da pessoa. Para a segunda parcela do benefício os saques na boca do caixa eletrônico serão realizados entre 29 de maio e 13 de junho. Confira o calendário completo:

Datas para saque da 2ª parcela - Cadastrados pelo app e com Poupança Social (CI, MEI's e informais)
Data Nascidos em Quantidade de pessoas aptas
sábado, 30 de maio de 2020 Janeiro 2,6 milhões
segunda-feira, 1 de junho de 2020 Fevereiro 2,4 milhões
terça-feira, 2 de junho de 2020 Março 2,7 milhões
quarta-feira, 3 de junho de 2020 Abril 2,6 milhões
quinta-feira, 4 de junho de 2020 Maio 2,7 milhões
sexta-feira, 5 de junho de 2020 Junho 2,6 milhões
sábado, 6 de junho de 2020 Julho 2,6 milhões
segunda-feira, 8 de junho de 2020 Agosto 2,6 milhões
terça-feira, 9 de junho de 2020 Setembro 2,6 milhões
quarta-feira, 10 de junho de 2020 Outubro 2,6 milhões
sexta-feira, 12 de junho de 2020 Novembro 2,5 milhões
sábado, 13 de junho de 2020 Dezembro 2,5 milhões

Caixa divulgou três calendários para 2ª parcela

Foi divulgado no dia 15 de maio o novo cronograma com as datas de pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial. O governo definiu três calendários diferentes para quem recebe por poupança social, outro para beneficiários do Bolsa Família e por fim um só com datas para saque em dinheiro. A nova rodada de pagamentos teve início na segunda-feira (18) e seguem até 29 de maio. Já para os que precisam realizar o saque na boca do caixa o cronograma inicia em 30 de maio e segue até 13 de junho.

- Auxílio Emergencial: confira os calendários completos da segunda parcela