Abriu nesta terça-feira (07), o prazo para as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) 2023. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), neste primeiro semestre, são ofertadas 67 mil vagas no 1º semestre, e 45 mil no segundo semestre.

Os interessados têm até o dia 10 de março, próxima sexta-feira, para se inscrever em até 3 opções de cursos, nas instituições privadas. E o resultado de pré-selecionados será divulgado no próximo dia 14.

E se você quer saber qual é o cronograma completo, como o FIES funciona, e como se inscrever, veja a seguir todos os detalhes.

O que é e como funciona o FIES?

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) foi criado em 2001 pelo governo federal, sendo gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Esse programa disponibiliza financiamento aos estudantes em cursos superiores não gratuitos, nas instituições de ensino que integram o programa.

Sendo assim, o principal objetivo do programa é auxiliar os estudantes que não teriam condições financeiras para pagar as mensalidades de uma graduação em universidade privada. A escala de financiamento do valor do curso, muda de acordo com a renda familiar do candidato.

Quem pode se inscrever no FIES?

Para se inscrever no programa, o candidato deve:

  • Ter feito o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) entre as edições de 2010 a 2022;
  • Além disso, ele precisa ter tirado uma pontuação média nas 5 provas igual ou superior a 450, e nota superior a 0 na redação;
  • O estudante não pode ter participado da edição como "treineiro";
  • Por fim, o estudante pode ter renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos.

Qual é o cronograma do FIES 2023?

  • Inscrições: ocorrem entre os dias 7 e 10 de março;
  • Resultados (pré-selecionados): saem no dia 14 de março;
  • Complementar inscrição: 15 a 17 de março no https://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/usuario-login;
  • Convocação da lista de espera: ocorre entre os dias 21 de março e 18 de maio. Neste caso, que não é pré-selecionado na chamada úncia, é incluído na lista de espera.

Como se inscrever no FIES 2023?

Para se inscrever no FIES 2023, são necessário 4 passos. Abaixo, veja como funciona:

  1. Realize a sua inscrição no Sistema de Seleção do Fies, a partir da informação de de dados. Feito isso, você pode acessar o Fies Seleção e realizar a sua inscrição informando dados pessoais e do curso na instituição desejada;
  2. Depois, é preciso fazer a inscrição no SisFies. É necessário acessar o site e fazer a inscrição no programa em até 5 dias após a divulgação da pré-seleção. Neste passo, é necessário informar os dados do financiamento que será contratado;
  3. O 3º passo é a validação das informações, que é feita pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino onde o estudante quer estudar. O resultado sai em até 10 dias após a inscrição;
  4. No último passo, ocorre a contratação do Fies. Assim que todas as informações são validadas pela universidade, o estudante e seu fiador, precisam ir, em até 10 dias, em um agente financeiro do Fies, para firmar a contratação do financiamento.

Por fim, vale ressaltar que ao se inscrever no SisFies, o estudante precisa escolher a instituição bancária e agência de sua preferência. No momento, apenas o Banco do Brasil e a Caixa são os agentes financeiros do Fies.