O Ministério da Educação (MEC) alterou os prazos de inscrição dos três principais programas de acesso ao ensino superior: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Divulgados em novembro do ano passado, os editais receberam novas datas para primeiros processos seletivos de 2023. Para escolher os novos alunos, os programas devem usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Já os resultados do Enem permanecem com previsão de divulgação no dia 13 de fevereiro.

Abaixo, confira os detalhes do calendário de inscrição para os programas citados acima.

Calendário do Prouni, Fies e Sisu de 2023

Abaixo, confiras as datas divulgadas pelo MEC para participar das seleções:

Sisu

  • Inscrições: de 16 a 24 de fevereiro
  • Resultados: 28 de fevereiro

O Sisu é um programa que aprova os estudantes para as universidades públicas (gratuitas). O aluno pode alterar as suas opções de curso quantas vezes desejar, ao longo do período de inscrição, tomando como base, as notas de corte parciais divulgadas diariamente. Existem vagas para cotistas, porém as regras mudam de instituição para instituição.

Prouni

  • Inscrições: de 28 de fevereiro a 3 de março
  • Resultados: 7 de março (1ª chamada) e 21 de março (2ª chamada).

Em suma, o programa disponibiliza bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% das mensalidades) e integrais (100%) em instituições de ensino privadas. Para poder se inscrever no Prouni, é necessário ter uma renda familiar bruta mensal per capita de até 3 salários mínimos (R$ 3.636 por pessoa). Além disso, é necessário se encaixar em outros critérios sociais, como ter estudado em escola pública, por exemplo.

Fies

  • Inscrições: de 7 a 10 de março.
  • Resultados: 14 de março.

O Fies é um programa de financiamento. Sendo assim, ele concede um empréstimo aos estudantes de baixa renda, para que eles possam estudar em universidades privadas. Assim que se forma, os alunos precisam devolver os valores ao agente financeiro (como a Caixa), conforme as regras do contrato.

Quando saem os editais?

Os editais que regulamentam esses 3 programas foram publicados no mês de janeiro/23. Os documentos devem detalhar os cronogramas, bem como as regras de cada processo seletivo e serão publicados no Diário Oficial da União.

Nas datas mais próximas da abertura das inscrições, o MEC divulgará o número de vagas para a primeira edição de 2023 do Sisu, Prouni e Fies. Vale ressaltar aqui, que independente do processo seletivo, a classificação é feita com base na nota obtida no Enem de 2022. Além disso, o Prouni aceita notas obtidas no Enem de 2021.

Por fim, para o FIES, quem participou de uma das edições do Enem a partir de 2010 até o mesmo recente, poderá se inscrever para conseguir o financiamento.