O Ministério da Educação divulgou nessa quinta-feira, 9 de fevereiro, os resultados do ENEM 2022. A previsão era de que eles saíssem apenas na próxima segunda-feira, dia 13, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) optou por antecipar a divulgação.

E como não poderia deixar de ser, esse acontecimento gerou reações nas redes sociais, incluindo nisso uma grande quantidade de memes. O assunto "Enem 2022" esteve em alta durante todo o dia até aqui, especialmente no Twitter.

Abaixo você pode conferir algumas das postagens que rolaram.

Créditos: Divulgação/Agência Brasil
Créditos: Divulgação/Agência Brasil

Enem gera memes nas redes

O Enem avalia o desempenho escolar de estudantes que estão terminando a educação básica e funciona como uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil.

Por meio dele é possível ingressar nas universidade utilizando o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), além do Financiamento Estudantil (FIes).

E enquanto para alguns o resultado foi bom, para outros nem tanto. Veja alguns dos principais memes publicados sobre o assunto nessa quinta-feira, dia 9:

As provas do Enem 2022 foram aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro de 2022 e 2,3 milhões de pessoas compareceram para a realização das provas. Havia, porém, 3,3 milhões de inscritos, de forma que a abstenção foi de 32%.

Como consultar?

A consulta ao resultado do Enem 2022 pode ser feita por meio da página do participante ou ainda pelo aplicativo do Enem.

Os participantes que fizeram a prova com o objetivo de avaliar os seus conhecimentos, os chamados treineiros do Enem, só terão acesso aos seus resultados individuais cerca de 60 dias após os resultados dos participantes que já concluíram o ensino médio, conforme determinado no edital do exame.

Próximos passos

Para aqueles que se saíram bem no Enem, entre os próximos passos está o de cuidar os prazos de inscrição nos principais programas que são utilizados para o ingresso no ensino superior.

Veja as principais datas:

  • Sisu - Inscrições: de 28 de fevereiro a 3 de março / Resultados: 7 de março / o programa aprova estudantes para universidades públicas.
  • Prouni - Inscrições: de 7 a 10 de março / Resultados: 14 de março (1ª chamada) e 28 de março (2ª chamada) / Distribui bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% das mensalidades) e integrais (100%) em instituições de ensino privadas. Para participar, é preciso ter renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos (R$ 3.636 por pessoa), além de ter estudado em escola pública.
  • Fies - Inscrições: de 14 a 17 de março / Resultados: 21 de março / Financiamento aos estudantes de baixa renda para que possam estudar em universidades privadas.

Enem 2023

Para os que estão concluíndo o Ensino Médio em 2023 - e também para aqueles que não foram tão bem nas provas de 2022 - haverá o Enem 2023. E o Inep já divulgou o cronograma prévio da próxima edição do exame.

Neste ano, o Enem será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro e as inscrições devem ser feitas entre 8 e 19 de maio.