Na primeira consulta ao Sistema Valores a Receber, liberado em 14 de fevereiro, o seu saldo estava zerado? Isso não significa que em uma próxima fase você não possa ter valores a receber e, segundo o Banco Central, muito em breve você vai poder fazer uma nova consulta.

Isso porque uma nova fase está prevista para acontecer a partir do dia 2 de maio de 2022. Quando o BC anunciou a nova ferramenta ele destacou que seu funcionamento se daria em etapas e que em cada uma delas, diferentes serviços financeiros seriam englobados.

A primeira etapa encerrou no sábado, dia 26 de março, com a repescagem dos nascidos após 1983 e que tinham valores a resgatar mas que não puderam ou esqueceram de fazê-lo durante a semana.

Depois disso, a partir de segunda-feira, dia 28, o Banco Central também vai liberar a ferramenta novamente para que todos aqueles que tinham valores a receber mas que perderam a data de consulta e resgate, possam fazê-lo. Abaixo, saiba mais sobre a segunda etapa.

Novos serviços financeiros englobados

Atualmente a plataforma agrega cinco dados diferentes de valores esquecidos. São eles:

  • Contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
  • Tarifas cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários de cooperativas de crédito;
  • Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados.

Nas próximas fases devem ser reunidas ainda mais 7 informações de valores esquecidos, sendo:

  • Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
  • Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
  • Entidades em liquidação extrajudicial FGC (Fundo Garantidor de Créditos);
  • FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito).

Como vai funcionar a próxima fase?

O Banco Central ainda ainda não deu detalhes, porém, ao que tudo indica, o processo será mais ou menos o mesmo dessa primeira fase, ou seja, haverá um período de consulta com o CPF e data de nascimento apenas para verificar se há dinheiro disponível ou não e num segundo momento, em data agendada, se o cidadão tiver valores, ele poderá solicitar o resgate.

A estimativa é de que R$ 8 bilhões sejam devolvidos para a população e empresas, sendo R$ 4 bilhões somente nesta primeira fase, que está terminando. O restante do valor deverá ser devolvido nas próximas fases, incluindo a prevista para iniciar em maio.

Passo a passo para resgatar valores

Caso você queira se preparar para a próxima fase, veja abaixo o passo a passo de como consultar e soliticitar a devolução do seu dinheiro.

Passo 1

Faça a consulta para saber se você ou sua empresa têm valores a receber do Sistema Financeiro.

Dados necessários

  • Pessoa física: CPF e data de nascimento
  • Pessoa jurídica: CNPJ e data de abertura

- Se tiver valores a receber, siga para o passo 2.

- Se não tiver valores a receber, volte na data informada pelo sistema, quando as instituições terão enviado novos dados ao Banco Central.

Passo 2

Verifique a data informada pelo sistema para você consultar o valor e solicitar a devolução. Fique atento também ao horário do seu agendamento (das 4h às 13h59h ou das 14h às 23h59).

Passo 3

Se você tiver valores a receber, o botão "Acessar meus Valores a Receber" ficará disponível.

Passo 4

Faça login com sua Conta gov.br (nível prata ou ouro).

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Passo 5

Leia e aceite o Termo de Ciência.

Passo 6

Veja na tela do sistema:

  • o valor a receber;
  • a instituição que deve devolver o valor;
  • a origem (tipo) do valor a receber; e
  • informações adicionais, quando for o caso.

Passo 7

Clique na opção que o sistema mostrar e siga as orientações indicadas:

Quando a opção "Solicitar por aqui" estiver disponível:

  • A instituição devolverá o valor via Pix em até 12 dias úteis.
  • Selecione uma das suas chaves Pix e informe seus dados pessoais.
  • Guarde o número de protocolo, para entrar em contato com a instituição, se necessário.

Quando a opção "Solicitar via instituição" estiver disponível:

  • A instituição não faz devolução por Pix em até 12 dias úteis e o contato deve ser feito via telefone, informado na consulta.