Começou nesta segunda-feira, 07 de março, a liberação do dinheiro no Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central. A ferramenta vai permitir que o cidadão consulte e transfira os valores esquecidos nas diversas instituições financeiras. Segundo o BC, neste primeiro lote serão liberados R$ 4 bilhões para 28 milhões de CPF's e CNPJ's - são 26 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas, o que dá um ticket médio de R$ 142,85 a resgatar.

O acesso a plataforma de consulta do Banco Central é pelo site: valoresareceber.bcb.gov.br. E o processo para verificar se você tem algo a receber é bastante simples, apenas com preenchimento de campos de CPF e data de nascimento.

O primeiro lote será liberado nesta semana (de 07 a 11 de março) para quem nasceu antes de 1968. Os demais seguirão um calendário específico - veja abaixo.

Como fazer a consulta dos valores no BC com o CPF

Ao acessar o https://valoresareceber.bcb.gov.br/ o cidadão poderá consultar se tem valores a receber de instituições financeiras. Em caso afirmativo, uma data para fazer a transferência é informada.

Veja abaixo como proceder. Clicando no local indicado, abrirá uma página onde o usuário deve preencher alguns dados para ter acesso aos valores.

Créditos: Reprodução/Banco Central
Créditos: Reprodução/Banco Central

Após aparecer o resultado, orientações sobre como proceder com a transferência serão informadas. Se não houver nenhum valor disponível, o cidadão será orientado a realizar nova consulta a partir do dia 2 de maio de 2022.

Se houver valores a receber, então a orientação será sobre como resgatar o valor.

O resgate do valor não será imediato. Se houver valores a serem retirados, o usuário receberá data e período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente. As datas serão agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, conforme calendário abaixo.

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) Período de agendamento (consulta e resgate)
Antes de 1968 7 a 11/3
Entre 1968 e 1983 14 a 18/3
Após 1983 21 a 25/3

A partir desse segundo momento é que o cidadão precisará ter um login Gov.br Ouro ou Prata para consultar o relatório detalhado e pedir os valores para sua conta bancária.

O Banco Central informou que mais de 116,8 milhões de pessoas já fizeram a consulta e que 25.911.471 possuem algum saldo a resgatar. Entre as empresas, são 253.476 PJ's com algum valor para saque.

Veja o passo-a-passo para criar um login Gov e resgatar os valores na data e período de seu agendamento:

  1. Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site Gov ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store). Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos na data e período agendados. Não será possível acessar o sistema com o login Registrato;
  2. Volte no site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período informados e use seu login Gov.br para acessar o sistema, consultar e solicitar o resgate do saldo existente;
  3. Se você perder sua data e período de resgate, acesse o valoresareceber.bcb.gov.br no sábado da repescagem das 4h às 24h, de acordo com o calendário acima;
  4. Se também perder seu sábado de repescagem, vá até valoresareceber.bcb.gov.br a partir de 28/03/2022 e use seu login Gov.br para acessar o sistema, consultar e solicitar o resgate do saldo existente.

Como funciona a repescagem se perder a data?

Quando do agendamento, são dois horários diários marcados para solicitar a transferência do dinheiro:

  • No período das 4h às 14h;
  • No período das 14h às 24h.

Se você esquecer ou perder a data e o horário, uma nova data será marcada - em até 5 dias - o chamado "sábado da respescagem". Veja como será:

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 1968 12/3
Entre 1968 e 1983 19/3
Após 1983 26/3

O horário da repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h.

Se o cidadão perder também o sábado de repescagem, ele poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo somente a partir de 28/03/2022.

Ainda, se você perder os prazos, o dinheiro permanecerá guardado pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite o resgate.

O Sistema Valores a Receber é ferramenta disponibilizada pelo Banco Central (BC). Ela deverá ajudar pessoas físicas e jurídicas a saber se elas têm dinheiro para receber de alguma instituição financeira.

A ferramenta está ligada ao sistema Registrato, lançado no início de 2021 pelo BC também, e que fornece relatórios sobre a relação dos cidadãos com as instituições financeiras, como financiamentos, chaves Pix, etc.