O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o calendário com as datas do Encceja 2023. Neste ano, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será aplicado no dia 27 de agosto.

É importante os interessados ficarem atento aos prazos. Para participar do Encceja 2023 a inscrição vai até dia 02 de junho. O cronograma ainda define datas distintas para quem irá fazer o exame no exterior e para os presos, Pessoas Privadas de Liberdade (PPL).

O Encceja pode ser realizado pelos brasileiros que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino e que tenham, no mínimo, 15 anos completos para tentar o certificado do ensino fundamental ou 18 anos completos para o ensino médio.

Prepare-se: Apostila de estudo para prova do ENCCEJA

Calendário do Encceja 2023

  • Período de inscrição - 22 de maio a 02 de junho pelo INEP
  • Aplicação da prova - 27 de agosto
  • Divulgação do gabarito - 11 de setembro
  • Divulgação do resultado - 22 de dezembro
Exame Data de inscrição Data da prova Resultado
Encceja regular 22 de maio a 02 de junho 27 de agosto 22 de dezembro
Encceja regular PPL 24 de julho a 04 de agosto 17 e 18 de outubro 22 de dezembro
Encceja Exterior 17 a 28 de julho 22 de outubro 22 de dezembro
Encceja Exterior PPL 17 a 28 de julho 23 de outubro a 3 de novembro 22 de dezembro

Como fazer a inscrição no Encceja 2023?

A partir de 22 de maio os interessados em realizar a edição deste ano do Encceja poderão se inscrever pelo portal do Inep - enccejanacional.inep.gov.br/encceja. Para entrar, o candidato deverá preencher o CPF e senha do login único Gov.BR.

Prepare-se: Apostila ENCCEJA para estudar de forma disciplinada e organizada

No momento da inscrição o candidato poderá escolher uma ou mais áreas de conhecimento, caso já tenha sido aprovado em determinadas áreas nas edições anteriores do Exame. Ainda, escolher o município de aplicação das provas.

Notas do Encceja 2022 ja saíram

O Inep divulgou no dia 22 de dezembro as notas individuais dos participantes que realizaram o Encceja 2022. As provas foram aplicadas no dia 28 de agosto para mais de 547 mil brasileiros.

Os resultados individuais poderão ser acessados pelo site do exame - enccejanacional.inep.gov.br/encceja - fazendo a consulta com CPF e senha.

Para ser aprovado no Encceja o participante precisa atingir, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Exame e obter nota igual ou superior a 5 pontos na prova de redação, cuja nota varia de 0 a 10.

Cada prova objetiva do Encceja possui 30 questões objetivas e a nota é calculada com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), portanto a média não é exatamente proporcional à quantidade de acertos. O desemprenho do participante será quantificado em cada prova, em uma escala de proficiência com média 100 e desvio-padrão de 20 pontos.

A TRI qualifica cada questão de acordo com três parâmetros:

  • Poder de discriminação, que é a capacidade de um item distinguir os estudantes que têm a proficiência requisitada daqueles quem não a têm;
  • Grau de dificuldade;
  • Possibilidade de acerto ao acaso (chute).