Conforme vem se aproximando a declaração do Imposto de Renda 2024, todos que precisam declarar o tributo, devem já ir se preparando para não cair na malha fina do Governo federal. Fazer declaração do Imposto de Renda pode ser uma situação complexa e estressante, mas com um bom planejamento e atenção a todos os detalhes, é possível tirar de letra e passar por um processo tranquilo. Para ajudar quem está preocupado, preparamos algumas dicas para você declarar o Imposto de Renda 2024 e não cair na malha fina.

Fotógrafo: Márcio Bohrer
Fotógrafo: Márcio Bohrer

Imposto de Renda 2024: Dicas para não cair na malha

Organize sua documentação com antecedência

A primeira dica é fundamental, procure organizar todos os seus documentos de maneira antecipada. Reúna todos os documentos pessoais e comprovantes de rendimentos, recibos e despesas médicas, para não faltar nada no momento em que for fazer a declaração do Importo de renda. Desta foram, você terá mais organização e facilidade para o preenchimento correto da declaração.

Revise todas as informações

Sempre é bom lembrar de revisar todos os seus dados, para ter certeza de que as informações estão todas corretas. Qualquer pequeno erro, pode trazer consequências futuras ,então, procure revisar de maneira detalhada todas as informações.

Faça a declaração de todos os rendimentos

Um fator muito importante, não omita nenhum rendimento. Inclua rendas adicionais, trabalhos temporários, aluguéis, entre outros rendimentos. Seja transparente e evite problemas com a Receita Federal.

Informe o rendimento dos dependentes

Se você tem dependentes, é de extrema importância fazer a declaração dos rendimentos relacionados a eles. Qualquer tipo de rendimento tributável deve ser incluído na declaração de Imposto de Renda.

Não forneça informações falsas

Sempre seja honesto e evite fornecer in formações falsas e incorretas na sua declaração. Além de ser algo ilegal, pode trazer graves consequências e severas penalidades por parte da Receita Federal.

Declare todos os seus bens

Faça a declaração de todos os seus bens, que incluem imóveis, veículos e investimentos realizados no ano anterior. Isso é fundamental, pois, a Receita Federal faz cruzamento de dados e informações.

Fique atento ao prazo para a declaração

Por fim, fique atento ao prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda. Neste ano de 2024, a declaração deverá ser entregue entre os dias 15 e 31 de maio.

Evite deixar para a última hora, uma vez que atrasos podem acarretar multas e complicações desnecessárias. Iniciar o processo com antecedência é o melhor caminho, permitindo tempo adequado para revisar e corrigir eventuais erros.

Estar devidamente preparado e seguir estas dicas assegurará que você não enfrente problemas com a Malha Fina do Imposto de Renda em 2024.