O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um importante comunicado para os 39 milhões de segurados da Previdência Social. O alerta tem o objetivo de chamar a atenção dos aposentados, pensionistas de demais segurados para a atualização do cadastro.

De acordo com o órgão, é imprescindível que os segurados mantenham suas informações de cadastro - como nome, telefone, endereço, atividade, e-mail - sempre atualizadas, pois é através delas que o INSS irá se comunicar com o cidadão.

Informações desatualizadas ou incorretar podem resultar no atraso na concessão de benefícios ou até na suspensão do pagamento, já que os dados são validados para processamento do benefício.

Como atualizar o cadastro do INSS?

Conforme esclarecido pelo INSS, a atualização pode ser feita de maneira rápida e fácil, sem a necessidade de deslocamento, através do portal Meu INSS ou pela Central de Atendimento 135.

É importante ter em mãos documentos como documento de identidade, CPF, comprovante de residência com CEP atualizado, Certidão de Nascimento ou Casamento (em caso de mudança de estado civil), e documentos dos dependentes, se aplicável.

Caso prefira atualizar pelo aplicativo ou site Meu INSS, basta o segurado seguir o passo a passo:

  1. Acesse o site ou aplicativo "Meu INSS"
  2. Faça login usando senha e usuário do Gov.br
  3. Clique em "Novo Pedido"
  4. Clique em "Atualização de cadastro e atividade"
  5. Clique em "Atualizar cadastro e/ou benefício"
  6. Por fim, basta preencher com os dados atualizados e enviar sua solicitação.

Pela plataforma Meu INSS, o segurado pode realizar consultas, fazer requerimentos, como aposentadoria, benefício por incapacidade temporária, pensão por morte, entre outros, além de fazer agendamentos sem precisar sair de casa.

Mas, atenção! O INSS ressalta que o órgão não realiza nenhum tipo de atendimento por e-mail. Portanto, o envio de documentos, requerimentos ou qualquer outra solicitação por correio eletrônico não resultará na efetivação das alterações desejadas nos dados cadastrais.

Prevenção de Fraudes

Manter o cadastro atualizado também é essencial para a prevenção de fraudes. Com informações precisas e atualizadas, o sistema do INSS tem mais capacidade de identificar e evitar tentativas de uso indevido dos dados dos contribuintes, protegendo assim o acesso aos seus direitos previdenciários.