Com a chegada do mês de março, os contribuintes brasileiros começam a se preparar para a tão temida declaração do Imposto de Renda. Para acertar contas junto ao 'leão', começa agora a junta de documentos para fazer o envio dos dados.

Termina hoje (29) o prazo para que as empresas e instituições financeiras enviem os comprovantes de rendimentos dos contribuintes. A declaração do Imposto de Renda começa no próximo dia 15 de março.

Diferentemente dos anos anteriores, as empresas não são obrigadas mais a enviar os comprovantes em papel pelos Correios. Agora, as informações podem ser transmitidas por e-mail, disponibilizadas em links para download na internet ou divulgadas por meio de aplicativos para dispositivos móveis.

Informe de rendimentos para servidores públicos

Para os servidores públicos federais, o informe de rendimentos está acessível no site ou no aplicativo SouGov.br.

Os comprovantes de rendimento tem como objetivo agilizar o processo de fiscalização da Receita Federal, possibilitando a verificação de informações e a identificação de possíveis erros ou sonegação de impostos por parte dos contribuintes.

Os documentos fornecidos pelos empregadores devem incluir detalhes como os valores recebidos no ano anterior, descontos para a Previdência Social e Imposto de Renda retido na fonte. Além disso, contribuições para a Previdência Complementar da empresa e aportes para o plano de saúde coletivo devem ser devidamente informados.

Informe de rendimentos para aposentados e pensionistas - A facilidade do acesso se estende também aos aposentados e pensionistas do INSS, que podem obter seus comprovantes online no site Meu INSS ou por meio do aplicativo, disponível para Android e iOS. Da mesma forma, planos de saúde individuais, fundos de pensão, bancos e corretoras têm a responsabilidade de fornecer os documentos necessários para a dedução correta no Imposto de Renda.

Prazo de entrega da declaração do IR

Uma mudança relevante ocorreu no prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda do ano passado. Agora, os contribuintes têm o período de 15 de março a 31 de maio de 2024 para realizar o envio, com a disponibilidade da declaração pré-preenchida desde o primeiro dia de entrega.

A declaração pré-preenchida, que oferece maior comodidade e reduz a chance de erros, é disponibilizada apenas a partir da metade de março devido à necessidade de consolidação dos dados pela Receita Federal junto às empresas.

Para aqueles que enfrentarem atrasos na obtenção dos informes de rendimento, é fundamental buscar o setor de recursos humanos da empresa ou a instituição financeira. Persistindo o atraso, a Receita Federal pode ser contatada para solucionar o problema. Em casos de erros ou divergências nos documentos recebidos, é recomendado solicitar uma versão corrigida antes do prazo final de entrega, evitando cair na malha fina.