Nesta quarta-feira (23) saiu o gabarito do Enem 2022. O Exame Nacional do Ensino Médio teve provas aplicadas nos últimos dois domingos. O INEP divulgou por volta das 16h os gabaritos das provas.

Segundo o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, a aplicação das provas do Enem neste ano de 2022 ocorreu nos dias 13 e 20 de novembro em mais de 1,7 mil municípios para cerca de 2,5 milhões de estudantes que compareceram. A edição deste ano teve mais de 3,3 milhões de inscritos.

Já os resultados finais das provas serão divulgados apenas no dia 13 de fevereiro de 2023.

Gabarito Enem 2022

Tanto os gabaritos do Enem 2022 como os resultados poderão ser acessados no portal do Inep ou ainda pela Página do Participante.

Vale ressaltar que, mesmo com os gabaritos das provas em mãos, não será possível saber a verdadeira nota da prova. Isso ocorre pelo fato que o Enem utiliza o sistema de correção TRI (Teoria de Resposta ao Item).

As notas variam conforme o "peso" da questão que o participante acertou ou errou na prova. Quanto mais pessoas acertarem uma questão, menos ela vale. Se poucos acertarem, ela vale mais.

Já o espelho da redação, que contém todos os detalhes das correções das provas, será divulgado apenas em abril.

No mesmo mês também devem sair as notas dos participantes treineiros, aqueles que ainda não terminaram o ensino médio mas fizeram o exame apenas para teste de conhecimentos.

Nesta edição, o tema da redação foi "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".

Inscrições para processos seletivos

Após a divulgação dos resultados do Enem 2022, serão abertas as inscrições para os processos seletivos que usam a nota do exame como forma de ingresso no ensino superior. A data ainda não foi divulgada.

O Enem tem como objetivo selecionar estudantes para oc ocuparem vagas em universidades públicas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), para bolsas em Universidades privadas pelo ProUni (Programa Universidade para Todos), e também serve de parâmetro para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Os resultados também servem para ingressar em instituições de ensino de Portugal que tenham convênio com o Inep.