Na manhã desta quinta-feira (9), a Prefeitura de São Paulo, por meio da SMT (Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito), lançou o MobizapSP. A nova plataforma de transporte individual de passageiros para a cidade tem como objetivo melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade urbana.

O aplicativo é administrado pela gestão pública e pretende trazer facilidade, segurança e preço justo para os usuários, além de entregar uma maior remuneração aos motoristas parceiros.

O projeto desenvolvido foi realizado através de uma licitação pública e quem ganhou o contrato foi a empresa Consórcio 3C, por regime de menor percentual sobre o valor das corridas. A taxa de administração fixa é de 10,95%, e será uma alternativa às plataformas que já funcionam em São Paulo.

Viagens apenas com partidas na cidade de SP

O aplicativo MobizapSP irá funcionar apenas para as viagens que tenham como partida vias na cidade de São Paulo. No entanto, o destino pode variar conforme cada passageiro, podendo ser para outras cidades. O pagamento das corridas pode ser através de dinheiro, débito, cartões de crédito e crédito no aplicativo.

Em primeiro momento, o aplicativo será disponibilizado aos motoristas, para que possam se cadastrar devidamente na plataforma. Ao decorrer do processo, o acesso será liberado para a população. O app está disponível para download nos sistemas operacionais Android e iOS.

Operação depende de inscrições de motoristas

Durante os horários de pico, o MobizapSP não terá cobrança de tarifa dinâmica, mantendo o valor padrão pago pelos passageiros. No entanto, para que o aplicativo entre em operação, é necessário que 10 a 12 mil motoristas façam suas inscrições na plataforma.

A licitação para que o aplicativo funcione tem duração de cinco anos e, segundo os responsáveis, a taxa de cobrança para os motoristas será mantida inalterada, sem que haja correção pela inflação de cada ano.

De acordo com o secretário de Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito da metrópole, Ricardo Teixeira, a ideia é que o aplicativo funcione como um "elemento regulador do mercado" para o transporte de passageiros por aplicativo.

"A plataforma a partir 11h está no ar, motoristas têm que vir pra cá. Está nascendo exponencialmente o produto e todas as viagens saem da cidade de São Paulo, um aplicativo que é municipal", afirmou Teixeira durante o lançamento do MobizapSP.