Já está disponível o resultado do Enceja 2020. O INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira acaba de divulgar a lista de aprovados da edição do exame deste ano. Inicialmente previsto para a segunda-feira (13), o órgão resolveu antecipar a divulgação dos resultados e abriu a consulta na sexta-feira, 10.

O Inep aplicou o exame no dia 29 de agosto deste ano nas 27 unidades da Federação, em 622 municípios. As provas da edição 2020 ocorreram neste ano devido à pandemia. Foram mais de 1,6 milhão de inscritos - 301.438 para certificação do ensino fundamental e 1.328.608 para o ensino médio.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) registrou alta abstenção e apenas 474 mil presentes nas provas para tentar o diploma do ensino fundamental ou médio. A aprovação em todas as provas garante a certificação sem ter que cursar os anos regulares. No entanto, só pode pedir o diploma quem tem mais de 15 anos (para diploma do ensino fundamental) e acima de 18 anos (ensino médio).

Resultado Encceja 2020

A consulta do resultado pode ser feita por meio de login com dados de usuário e senha do sistema Gov BR. O endereço de consulta é http://enccejanacional.inep.gov.br. Quem esqueceu a senha de acesso poderá recuperá-la por meio de CPF.

Como recuperar a senha: É necessário acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF para fazer a verificação e clicar em "Avançar". Em seguida, é só clicar em "Esqueci minha senha".

As formas de recuperar a senha são pelo aplicativo Meu gov.br, por e-mail ou por mensagem de texto (SMS). O participante deve selecionar uma das opções para gerar uma nova senha para sua conta.

É aprovado nas provas do Encceja quem alcança 100 pontos nas provas objetivas e média mínima de 5 pontos na redação. Da mesma forma que o Enem, o cálculo das questões usa a Teoria de Resposta ao Item (TRI), onde questões teoricamente mais fáceis (com mais acertadores) valem menos pontos do que as questões consideradas difíceis.

Mesmo que o candidato não alcance a nota mínima em todas as matérias, ele pode solicitar a declaração de proficiência, documento que retira a necessidade de fazer a disciplina novamente no Encceja do próximo ano. O certificado/ declaração de proficiência do Encceja 2020 deve ser solicitado nas Secretarias Estaduais de Educação ou nos Institutos Federais ligados ao Inep.

Nas redes sociais, o INEP informou que os resultados já estão disponíveis:

Como são as provas

No Encceja, os participantes são cobrados por questões objetivas e uma redação. As provas ocorreram em dois períodos, sendo:

Ensino Fundamental

  • Manhã - 30 questões de Ciências Naturais e Matemática
  • Tarde - Redação + 30 questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia

Ensino Médio

  • Manhã - 30 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias
  • Tarde - Redação + 30 questões de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias

As provas e os gabaritos podem ser consultados pelo site do INEP. O telefone do INEP para tirar dúvidas é o 0800 616161.