Saiu nesta sexta-feira, 03 de junho, no Diário Oficial da União, o edital do 2° Processo Seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SISU).

O SISU é uma das principais formas de ingresso nas universidades e instituições públicas de ensino superior do país, utilizando a nota do Enem. Para poder participar da 2ª edição da seleção do SISU, o candidato deverá ter participado da última seleção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e deve ter obtido nota acima de zero na prova de redação.

Como realizar a inscrição

Para se inscrever, o candidato deverá acessar a página do SISU no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br entre os dias 28 de junho a 01 de julho de 2022.

Caso o candidato não possuía acesso a internet, este poderá realizar sua inscrição nas dependências das instituições participantes da seleção.

Ao realizar a inscrição, o candidato deve informar suas informações pessoais, bem como selecionar duas opções de curso, porém, é importante lembrar que será selecionado em apenas uma das opções.

Passo a passo da inscrição

  1. Realizar o login único do governo federal e criar uam conta gov.br;
  2. Inserir o número de Cadastro de Pessoa Física - CPF e senha;
  3. Retornar ao endereço eletrônico do SISU;
  4. Selecionar as opções de vaga nas instituições superiores, incluindo local de oferta, curso e turno
  5. Selecionar a modalidade de concorrência, entre elas:
  • às vagas reservadas em decorrência do disposto na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, observada a regulamentação em vigor;
  • às vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas e informadas pela instituição no Termo de Adesão ao Sisu; ou
  • às vagas destinadas à ampla concorrência.

O resultado da chamada regular será realizado no dia 06 de julho de 2022 e poderá ser consultado na página do Sisu, pelo endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br . A classificação seguirá a seguinte ordem de critérios:

  • maior nota na redação;
  • maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Cronograma da 2ª edição do SISU

  • 28 de junho a 1° de julho - Inscrições
  • 06 de julho - Resultado
  • 13 a 18 de julho - Matrículas

Caso o candidato for selecionado, este deverá realizar sua matrícula na instituição para qual foi selecionado, entre o período de 13 a 18 de julho de 2022.

Os candidatos que não forem convocados na primeira chamada, poderão manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 06 e 18 de julho de 2022. é importante lembrar, que mesmo não conseguindo alcançar a nota de corte na primeira chamada, o candidato poderá aguardar na lista de espera, umm vez que possam ocorrer desistências de outros aprovados.

O que é a nota de corte?

A nota de corte é a menor nota necessária, para que um candidato fique entre os selecionados. Desta forma, a partir do segundo dia do período de inscrição, já é possível acompanhar as potenciais chances de conseguir ser aprovado. Este levantamento é feito, tendo em conta o número de vagas disponíveis e o total de inscritos para o curso em questão.

Para cada curso é necessário ter um determinado valor no resultado do Enem. Desta forma o MEC se encarrega de manter atualizado o seu sistema diariamente, de forma que auxilie no monitoramento da inscrição, porém não garante que seja selecionado para as vagas ofertadas.