Ainda não acessou o site do Valores a Receber para consultar se tem valores esquecidos em bancos ou instituições financeiras? Então você pode fazer parte de um grande grupo de pessoas que têm valores disponíveis para serem resgatados, mas ainda não o fizeram.

Segundo dados divulgados pelo Banco Central, até o dia 24 de março, 2.852.109 solicitações de resgate foram feitas, entre pessoas físicas e empresas. Os valores de todas essas solicitações juntas chegam a R$ 245,8 milhões.

Isso é bastante coisa, mas considerando que nesta primeira fase estão sendo liberados R$ 3,9 bilhões esquecidos em instituições financeiras, significa que apenas 6,30% do dinheiro disponível foi resgatado até agora.

Felizmente, nessa semana o Banco Central divulgou um novo calendário de repescagem do sistema (confira abaixo), dessa forma, aqueles que ainda não fizeram a consulta dos valores esquecidos têm mais uma chance. Abaixo, veja o passo a passo de como fazer essa consulta.

Mais detalhes do balanço

Ainda segundo o balanço divulgado pelo Banco Central, entre as pessoas físicas que pediram a devolução, 2.516.990 solicitaram transferência via Pix, totalizando R$ 205.099.139,18, enquanto 328.947 preferiram receber os dados de contato das instituições financeiras, somando R$ 34.370.940,12.

Já entre as pessoas jurídicas, 5.113 solicitaram a devolução dos valores via Pix (R$ 5.012.975,84) e 1.059 receberam dados de contato (R$ 1.326.419,82).

Novo cronograma de repescagem

O novo cronograma iniciou na segunda-feira, dia 28 de março e segue até o dia 16 de abril. Nesta nova etapa, o agendamento também está acontecendo de forma escalonada conforme a data de nascimento ou a data de abertura da empresa.

A diferença é que, dessa vez, cada grupo vai ter um dia inteiro para realizar o agendamento e não somente um turno, como ocorreu no ciclo anterior. Confira o cronograma na tabela:

Créditos: Divulgação/Banco Central
Créditos: Divulgação/Banco Central

Vale lembrar que, caso a consulta e/ou resgate não sejam feitos em nenhuma dessas datas, não há razão para se preocupar, pois isso não afeta o direito sobre os recursos a devolver. Eles continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite o resgate.

Nova etapa inicia em maio

Além disso, o BC também anunciou que a partir do dia 2 de maio terá início uma segunda etapa da ferramenta Valores a Receber. Nela, novos serviços financeiros serão englobados.

Nas próximas semanas, informações mais detalhadas ainda devem ser divulgadas pelo BC, mas por hora você pode conferir quais são as informações já englobadas e quais ainda devem ser.

Atualmente a plataforma agrega cinco dados diferentes de valores esquecidos. São eles:

  • Contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
  • Tarifas cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários de cooperativas de crédito;
  • Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados.

Nas próximas fases devem ser reunidas ainda mais 7 informações de valores esquecidos, sendo:

  • Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
  • Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
  • Entidades em liquidação extrajudicial FGC (Fundo Garantidor de Créditos);
  • FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito).

Como fazer a consulta ao SVR?

Caso você ainda não tenha feito a consulta e vai aproveitar esse novo período de repescagem, ou caso queira se preparar para a próxima fase, veja abaixo o passo a passo de como consultar e soliticitar a devolução do seu dinheiro.

Passo 1

Faça a consulta para saber se você ou sua empresa têm valores a receber do Sistema Financeiro.

Dados necessários

  • Pessoa física: CPF e data de nascimento
  • Pessoa jurídica: CNPJ e data de abertura

- Se tiver valores a receber, siga para o passo 2.

- Se não tiver valores a receber, volte na data informada pelo sistema, quando as instituições terão enviado novos dados ao Banco Central.

Passo 2

Verifique a data informada pelo sistema para você consultar o valor e solicitar a devolução. Fique atento também ao horário do seu agendamento (das 4h às 13h59h ou das 14h às 23h59).

Passo 3

Se você tiver valores a receber, o botão "Acessar meus Valores a Receber" ficará disponível.

Passo 4

Faça login com sua Conta gov.br (nível prata ou ouro).

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Passo 5

Leia e aceite o Termo de Ciência.

Passo 6

Veja na tela do sistema:

  • o valor a receber;
  • a instituição que deve devolver o valor;
  • a origem (tipo) do valor a receber; e
  • informações adicionais, quando for o caso.

Passo 7

Clique na opção que o sistema mostrar e siga as orientações indicadas:

Quando a opção "Solicitar por aqui" estiver disponível:

  • A instituição devolverá o valor via Pix em até 12 dias úteis.
  • Selecione uma das suas chaves Pix e informe seus dados pessoais.
  • Guarde o número de protocolo, para entrar em contato com a instituição, se necessário.

Quando a opção "Solicitar via instituição" estiver disponível:

  • A instituição não faz devolução por Pix em até 12 dias úteis e o contato deve ser feito via telefone, informado na consulta.