Chegou ao fim o impasse entre governo e bancos sobre os juros de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS. Desde a segunda quinzena de março, quando o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) anunciou que a nova taxa de juros não poderia ultrapassar 1,7% ao mês, diversas instituições decidiram parar de ofertar a modalidade de crédito aos brasileiros.

A ideia inicial era de que a redução dos juros do consignado beneficiasse cerca de 8 milhões de segurados do INSS que possuem desconto de empréstimos direto na folha de pagamento.

Contudo, a nova taxa de 1,7% ficou muito abaixo do percentual praticado por diversos bancos, entre eles a Caixa e o Banco do Brasil, que suspenderam a contratação do consignado poucos dias após o anúncio do Conselho.

Em nova reunião nesta terça-feira, 28, o CNPS definiu as novas taxas do consignado do INSS, que serão:

  • Juros de 1,97% ao mês para o crédito consignado;
  • Juros de 2,89% ao mês para a modalidade de cartão de crédito.

O novo percentual foi definido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, resolvendo o impasse entre o Ministério da Previdência Social, que defendia um teto de 1,87% para o consignado, e o Ministério da Fazenda que queria estabelecer o limite de juros em 1,99% ao mês.

A nova taxa de 1,97% permite que 18 das 39 instituições financeiras voltem a oferecer o crédito consignado do INSS sem alterar o teto já praticado. Confira quais bancos já podem retomar a concessão do empréstimo:

Posição Instituição Juros (% a.m.)
1 CCB BRASIL S.A. - CFI 1,35%
2 BANCO SICOOB S.A. 1,64%
3 BRB - CFI S/A 1,67%
4 BCO CETELEM S.A. 1,68%
5 VIA CERTA FINANCIADORA S.A. - CFI 1,72%
6 BCO COOPERATIVO SICREDI S.A. 1,75%
7 BANCO INBURSA 1,79%
8 BANCO INTER 1,79%
9 FINANC ALFA S.A. CFI 1,81%
10 BCO INDUSTRIAL DO BRASIL S.A. 1,85%
11 BANCO BARI S.A. 1,85%
12 BCO CREFISA S.A. 1,87%
13 CAIXA ECONOMICA FEDERAL 1,87%
14 BCO BRADESCO FINANC. S.A. 1,89%
15 PARATI - CFI S.A. 1,90%
16 BCO DA AMAZONIA S.A. 1,90%
18 BCO BANESTES S.A. 1,97%

Quais bancos voltaram a liberar o consignado do INSS?

Banco do Brasil - O banco já anunciou a volta "imediata" da oferta do empréstimo consignado após a decisão do novo teto. "O BB entende que as novas regras conciliam a remuneração adequada da linha com a oferta de crédito condizente com as necessidades financeiras de seus clientes", afirmou o banco em nota.

Caixa Econômica Federal - Em comunicado, a Caixa afirmou que aguarda a publicação do novo teto do Diário Oficial da União para retomar a oferta do consignado do INSS. "A Caixa informa que aguarda a publicação da Instrução Normativa do INSS em atendimento à recomendação do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) para retomar a oferta do crédito consignado aos beneficiários do INSS", afirmou o banco público em nota.

Bradesco - O banco informou que o consignado do INSS seria retomado a partir desta quarta-feira, 29, mas não comunicou até o momento qual será a taxa adotada para operar a linha de crédito.

Banco PAN - O banco comunicou que a retomada do crédito consignado será feita após a formalização do novo teto de juros pelo INSS. A previsão é que a modalidade volte a estar disponível a partir da quinta-feira, 30 de março.

Banco Itaú - A instituição informou que está avaliando o cenário do consignado.