A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) abre nesta quarta-feira (27) as inscrições do processo seletivo que tem 8 vagas temporárias nos cargos de Auxiliar de Campo e Agente Fiscal Agropecuário. O certame será composto de duas etapas, inscrição e análise de currículo.

As vagas são para os municípios de Anapú, Almerim, Gurupá, Pacajá, São Geraldo do Araguaia, São Felix do Xingu, Santa Maria das Barreiras e Tucuruí.

As inscrições ficarão abertas nos dias 27 e 28 de junho, pelo site www.sipros.pa.gov.br. Os candidatos deverão preencher o cadastro e enviar arquivos que comprovem escolaridade; documento que comprove o registro e quitação no órgão de classe para a função de Agente de Fiscalização Agropecuária; documentação de qualificação profissional; Cadastro da Pessoa Física; Carteira de Identidade ou Carteira nacional de Habilitação; Título eleitoral e Certidão de quitação eleitoral; Carteira de reservista ou comprovante de dispensa, para candidatos do sexo masculino; Comprovante de residência expedido nos últimos 60 dias; Atestado de antecedentes criminais da Polícia Civil do Estado do Pará; Atestado de antecedentes criminais da Polícia Federal dentro do prazo de validade específico; Certidão de Antecedentes Criminais do Tribunal de Justiça do Estado do Pará dentro do prazo de validade específico; Documentação de comprovação profissional - cópia da carteira de Trabalho com a devida identificação e registros ou Certidão de Tempo de Serviço ou Declaração que expecifique o tempo de efetivo exercício, digo dia, mês e ano. Serão exigidos 7 pontos para as vagas de nível médio e 12 pontos para as vagas de nível fundamental.

O resultado final sai em 4 de julho e a validade da seleção será de oito meses.

Atribuições

A função de Auxiliar de Campo exige formação fundamental e tem salário de R$ 1.343,81. As atribuições da função incluem auxiliar na vacinação de bovídeos e outros animais, na captura de morcegos e assemelhados e na inspeção de frigoríficos e laticínios; realizar serviços auxiliares na fiscalização de insumos agropecuários, uso e comercialização de agrotóxicos em propriedades rurais e lojas comerciais; participar da coleta de sementes e grãos em barreias sanitárias fixas e móveis e do cadastramento de propriedades rurais; realizar coleta de sangue de bovídeos, eqüideos, suídeos, aves e outros animais; apoiar a execução de serviços de necrópsia de animais e atividades laboratoriais; preencher fichas, formulários e outros papeis necessários ao cumprimento de rotinas operacionais, guarda e conservação de equipamento.

Para Agente Fiscal Agropecuário a exigência é de escolaridade média e a remuneração é de R$ 1.489,86. Cabe ao profissional auxiliar a execução especializada das ações de defesa sanitária animal e vegetal; auxiliar na classificação de produtos, subprodutos e resíduos de valor econômico; auxiliar na identificação e na classificação da madeira; atuar em postos de fiscalização zoofitosanitária e/ou unidades de fiscalização móvel e estabelecimentos que recebem, manipulam, beneficiam, industrializam, armazenam e comercializam produtos e derivados de origem animal e vegetal.