A Aeronáutica encerra o período de inscrições para os interessados a concorrer às 183 vagas para ingresso no Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica com admissão em 2019 (EA EAGS 2019). A Força Aérea seleciona candidatos de ambos os sexos que tenham nível médio e ainda curso técnico na área específica da vaga, além de idade entre 17 e 25 anos até 31 de dezembro de 2018.

São 30 vagas para a especialidade de Eletrônica, 40 para Administração, 45 para Enfermagem, 14 para Eletricidade, 20 para Informática, cinco para Laboratório, oito para Obras, oito para Pavimentação, cinco para Radiologia e oito para Topografia.

O Estágio de Adaptação acontece sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá-SP, com duração de cerca de um ano, abrangendo instruções nos campos militar e técnico-especializado. Concluído o estágio com aproveitamento, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento, que tem soldo de R$ 3.584,00, de acordo com o estipulado pela tabela de remuneração dos militares.

As inscrições acontecem entre as 10 horas de 8 de janeiro e as 15 horas de 6 de fevereiro de 2018, nos sites www.fab.mil.br/eear ou ingresso.eear.aer.mil.br. A taxa de participação é de R$ 60,00, com isenção prevista para candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico) e forem membros de família de baixa renda.

A avaliação dos candidatos começa por meio de etapa de prova escrita, com questões de Língua Portuguesa e Conhecimentos Especializados. A aplicação acontece em 22 de abril nas cidades de Belém-PA, Recife-PE, Fortaleza-CE, Natal-RN, Rio de Janeiro-RJ, Belo Horizonte-MG, São Paulo-SP, São José dos Campos-SP, Campo Grande-MS, Canoas-RS, Santa Maria-RS, Curitiba-PR, Brasília-DF, Manaus-AM, Porto Velho-RO e Boa Vista-RR.

Outras etapas previstas são a inspeção de saúde e exame de aptidão psicológica; a serem realizados na concentração intermediária entre 3 e 20 de julho; teste de avaliação de condicionamento físico, que acontece na concentração intermediária entre 8 e 11 de outubro; prova prática da especialidade, prevista para o período entre 26 e 30 de setembro, na concentração intermediária; e concentração final e habilitação para a matrícula, previstas para 13 de janeiro de 2019.

Veja o edital EAGS 2018 Aeronáutica