Contrariando algumas previsões que davam como certa a abertura de seleção de pessoal neste ano, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou nota atestando que não vai realizar um novo concurso público em 2015. Mesmo com validade da última seleção findando em 12 de junho deste ano, e sem possibilidade de uma nova prorrogação, BNDES exercerá atividades com o atual quadro de servidores e não pretende abrir novo certame nos próximos meses.

Por meio de sua Assessoria, Banco informou que: "Considerando a crescente veiculação de notícias sobre possível lançamento de edital para processo de seleção pública de pessoal no 2º semestre deste ano, e com o objetivo de informar adequadamente a todo o público interessado, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) comunica que não realizará concurso público em 2015".

O último concurso do BNDES foi coordenado pela Fundação CESGRANRIO e teve 136.150 candidatos inscritos para cargos que exigiam nível médio e superior. A seleção serviu para formação de cadastro reserva, onde aprovados são convocados conforme demanda do órgão, e até a data de hoje (23/3) foram 239 nomeações, segundo o órgão.

Veja outros concursos previstos para 2015

O concurso realizado admitiu pessoal para atuação no estado do Rio de Janeiro. As provas foram aplicadas nas cidades de Belém-PA, Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Porto Alegre-RS, Recife-PE, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA e São Paulo-SP.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ofertou vagas para nível superior nos cargos de Profissional Básico nas especialidades de Administração, Análise de Sistemas/ Desenvolvimento, Análise de Sistemas/ Suporte, Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia; e nível médio no cargo de Técnico Administrativo.

A remuneração ofertada era de R$ 2.925,39 para cargo de Técnico Administrativo e de R$ 9.182,01 para cargos de nível superior, ambos por jornada de trabalho de 35 horas semanais. Os candidatos admitidos têm ainda benefícios de assistência médica, hospitalar e dentária, extensivas aos dependentes, programa de Assistência Educacional (auxílio acompanhante, creche e ensinos fundamental e médio), e previdência complementar através da Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES-FAPES.

Os candidatos foram avaliados através de provas objetivas, aplicadas a todos os cargos, mais prova discursiva para os cargos de nível superior e prova de redação para cargo de Técnico Administrativo.

O prazo de validade da última seleção para aproveitamento dos aprovados esgotará no dia 12 de junho de 2015.