A Assembleia Legislativa do estado de Rondônia terá realização de concurso público em breve (concurso AL-RO). A Fundação Getúlio Vargas (FGV) será a banca organizadora responsável pela coordenação das etapas de seleção de candidatos. O contrato entre as partes prevê cerca de 30 mil candidatos às vagas oferecidas no concurso.

Veja o aviso de dispensa de licitação que firma o contrato entre a AL-RO e a FGV:

 

As oportunidades do novo concurso estarão nos seguintes cargos, ainda sem número definido de vagas:

Advogado da Assembleia Legislativa
Analista Legislativo - Administrador
Analista Legislativo - Analista de Sistemas - Desenvolvimento
Analista Legislativo - Analista de Sistemas - Negócios
Analista Legislativo - Analista de Sistemas - Suporte
Analista Legislativo - Analista Processual (Bacharel em Direito)
Analista Legislativo - Arquiteto
Analista Legislativo - Assistente Social
Analista Legislativo - Biblioteconomista
Analista Legislativo - Contador
Analista Legislativo - Economista
Analista Legislativo - Engenheiro Civil
Analista Legislativo - Engenheiro Eletricista
Analista Legislativo - Engenheiro Eletrônico
Analista Legislativo - Engenheiro Mecânico
Analista Legislativo - Estatístico
Analista Legislativo - Jornalista
Analista Legislativo - Matemático
Analista Legislativo - Pedagogo
Analista Legislativo - Psicólogo
Analista Legislativo - Revisor Redacional
Técnico Legislativo (Nível Médio)

O último certame do órgão aconteceu em 1986, tornando uma nova seleção urgente devido a aposentadorias desses servidores. O projeto de resolução que prevê a realização do concurso já foi lido, autorizado e aprovado pela Casa. A Assembleia tem carência de servidores em todas as áreas e ainda deve cumprir uma exigência legal realizando o certame, após notificação do Ministério Público. A expectativa é de que pelo menos 100 vagas sejam ofertadas para Técnicos e Analistas Legislativos, para a contratação de candidatos de níveis médio e superior.

Os parlamentares que compõem a Mesa Diretora do órgão, presidida por Maurão de Carvalho, afirmam que o novo certame irá dar oportunidade a novas gerações, abrindo possibilidades para integrar o novo quadro de servidores da Assembleia. O Projeto de Resolução afirma que os deputados desejam contribuir "significativamente para a vida e os sonhos de tantos jovens que estão se preparando para concorrer a uma oportunidade de emprego".

Uma comissão já foi elencada para realizar estudos da legislação vigente e levantar os dados necessários para abertura da nova seleção. Inclusive, há um formulário de pesquisa no site da AL-RO que pede aos servidores atuais o apontamento das maiores necessidade de pessoal na casa - veja

A primeira eleição em Rondônia na condição de estado da Federação aconteceu em 15 de novembro de 1982, quando foi escolhida a representação rondoniense no Senado, na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. Os 24 deputados estaduais eleitos naquele pleito receberam a função de constituintes. O prédio da Assembleia Legislativa é o Palácio Teotônio Vilela, onde acontecem as sessões legislativas. A Assembleia será transferida para um novo prédio, ainda em construção, aumentando a urgência na realização de concurso para preenchimento das vagas.

A atuação do poder legislativo estadual é normatizada pela Constituição Estadual e seu funcionamento regido por regimento interno.

Com informações do Departamento de Comunicação da Assembleia Legislativa de Rondônia