O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou autorização para a abertura de um novo concurso público para o Banco de Brasília (concurso BRB), a ser realizado neste ano. A declaração foi dada durante o lançamento de dois novos programas do Governo, que visam reduzir o endividamento dos servidores públicos e auxiliar na regularização de terrenos urbanos - veja a matéria.

Segundo a declaração do Governador, o concurso público será destinado à contratação de 113 servidores para vagas nas principais carreiras do BRB, mais formação de cadastro de reserva com mais 2 mil vagas, que serão chamadas na vigência do concurso. Conforme Ibaneis, o alto número de vagas para cadastro de reserva é justificado pelo amplo projeto de crescimento previsto para o Banco.

Segundo Paulo Henrique Costa, presidente do BRB, o concurso criará as condições para que o Banco possa crescer novamente. "Damos início à mudança que nos foi encomendada pelo governador - uma mudança que significa um avanço na direção de um banco mais moderno, mais ágil, um banco que passe a ter um papel mais importante no desenvolvimento econômico, social e humano do DF", afirmou Costa.

Informações sobre a escolha da banca organizadora, bem como mais detalhes acerca das vagas ofertadas e distribuição por cargos, ainda não foram divulgados. A previsão é de que o edital seja lançado no mês de abril, e que os aprovados no certame comecem a trabalhar ainda em 2019. O Banco de Brasília tem, atualmente, cerca de 3,1 mil servidores.

Concurso anterior

O último concurso público do Banco de Brasília (BRB) foi realizado no ano de 2013, e visava preencher 10 vagas, mais formação de cadastro de reserva, no cargo de Analista de Tecnologia da Informação.

O cargo exigia diploma de curso de graduação na área de Informática, e contava com uma remuneração de R$ 4.800,00, por jornada de trabalho de 30 horas semanais.[RELACIONADO]

O Banco oferecia, ainda, promoção por antiguidade anual, possibilidade de promoção por merecimento, concessão de cinco abonos-assiduidade ao ano, possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, participação nos lucros e resultados, possibilidade de participação em Plano de Saúde e em Plano de Previdência Complementar, auxílio refeição/alimentação, auxílio cesta-alimentação, auxílio creche, auxílio natalidade e prorrogação de licença maternidade.

O concurso foi constituído de prova objetiva, com 20 questões de conhecimentos básicos e 40 questões de conhecimentos específicos. - confira o edital deste concurso.

O prazo de validade do concurso era de 2 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.