O Corpo de Bombeiros de Pernambuco (CBM-PE) publicou o edital do novo concurso público que vai preencher 300 vagas no cargo de Praça Soldado Bombeiro Militar (concurso Bombeiros-PE 2017). De acordo com a publicação feita no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, a organização do novo certame fica a cargo do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE/CONUPE), mesma instituição que realizou o concurso da Polícia Militar do Estado. As inscrições na seleção abrem já no dia 30 de janeiro e os aprovados serão admitidos pelo regime estatutário, que garante estabilidade.

Os requisitos para concorrer ao cargo de Praça/Soldado do CBM/PE são: possuir escolaridade de nível médio completo, Carteira de Habilitação Nacional - CNH na categoria "B", estatura mínima de 1,60m para candidatas mulheres e 1,65m para concorrentes homens, e ter idade entre 18 e 28 anos no ato da inscrição. O salário inicial do cargo é de R$ 2.319,88.

As inscrições poderão ser realizadas via Internet, no endereço eletrônico www.upenet.com.br, de 30 de janeiro às 23h59min do dia 26 de março de 2017, observado o horário oficial do Estado de Pernambuco. A taxa de participação é de R$ 129,60.

A seleção dos candidatos terá etapas de prova objetiva e prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; além de exames de Aptidão Física; Avaliação Psicológica e Exames Médicos, todos de caráter eliminatório.

As provas objetiva e discursiva ocorrerão no dia 28 de maio nas cidades de Recife/ Região Metropolitana, Caruaru, Arcoverde e Petrolina e, poderão ser aplicadas também em municípios circunvizinhos. As demais etapas ocorrerão apenas na cidade de Recife. O cronograma completo do concurso pode ser conferido no edital de abertura.

O prazo de validade do concurso será de 2 anos, a contar da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período. Do total de vagas, 5% serão destinadas às pessoas com deficiência.

Anterior - A última vez que o Corpo de Bombeiros de Pernambuco realizou concurso, foi em 2006, quando selecionou para o preenchimento de 250 vagas para matrícula no Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar.

Na época, os inscritos foram selecionados por meio de provas objetivas, que aconteceram em novembro daquele ano e exigiram conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Noções de Direitos e Garantias Fundamentais.

Aconteceram ainda, antes do ingresso aos cursos de formação, etapas de prova física, exame psicológico, avaliação médica e investigação social.