Foi divulgado nesta terça-feira, dia 17, os resultados das provas objetivas do concurso público para 4.100 vagas no cargo de Soldado da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (concurso Brigada Militar-RS). A seleção faz parte de um pacote de medidas para reforçar a segurança pública gaúcha, juntamente com ingresso de novos Bombeiros Militares e Agentes da Polícia Civil, que terão lotações em Porto Alegre, região metropolitana e interior.

A Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências - Fundatec é a coordenadora do certame e informa que os resultados das provas objetivas podem ser conferidos no Diário Oficial do Estado - veja os resultados.

Para desempate dos candidatos empatados será realizado sorteio público no dia 01 de fevereiro de 2018, às 09 horas, na Fundatec, Rua Professor Cristiano Fischer, nº 2012, Porto Alegre/RS. As demais etapas ainda não tiveram datas informadas.

A contratação dos aprovados deverá acontecer até o dia 10 de julho, prazo limite estipulado pela Lei 9.504/57, em virtude da realização das eleições de 2018. Caso as nomeações não aconteçam até esta data limite, os aprovados só poderão ser admitidos no início de 2019.

Concurso Brigada RS

O cargo de Soldado exige ensino médio completo; carteira de habilitação de categoria mínima "B"; estatura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens; e idade entre 18 e 25 anos até o último dia de inscrições no concurso. Além disso, o candidato deve ter ilibada conduta pública e privada; estar quite com as obrigações eleitorais e militares; não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade ou qualquer condenação incompatível com a função Policial Militar; não ter sido isentado do Serviço Militar por incapacidade física definitiva; se reservista das Forças Armadas, ter sido licenciado, no mínimo, no comportamento bom. As carreiras tiveram reajuste recentemente e o cargo de Soldado tem agora salário inicial de R$ 3.760,54 - veja a tabela de salários abaixo.

As inscrições no concurso foram até o dia 20 de novembro de 2017, pelo site da organizadora: www.fundatec.org.br. A taxa de inscrição era de R$ 80,00.

O concurso terá etapas de prova objetiva, exame de saúde, exame de capacitação física, exame psicológico, testagem coletiva e entrevista individual. Do total de vagas, 16% serão destinadas aos candidatos negros e pardos.

A prova objetiva teve 50 questões objetivas, elaboradas de acordo com o Programa do anexo I do edital, envolvendo Língua Portuguesa (10), Matemática (10), Direitos Humanos e Cidadania (5), Legislação Específica (10), Conhecimentos gerais (10) e Informática (5).

O prazo de validade do concurso será de 2 anos, podendo ser renovado por igual prazo, período onde ocorrerão as nomeações dos aprovados - veja o edital do concurso.

Veja ainda: Bombeiros-RS abrem concurso com 500 vagas

Último - O último concurso da Brigada Militar do Rio Grande do Sul abriu 1.600 vagas para Soldados em 2014, com organização da banca Exatus. Os candidatos passaram por etapas de prova objetiva, contendo questões de Língua Portuguesa, Matemática, Direitos Humanos e Cidadania, Legislação Específica, Conhecimentos Gerais e Informática; além de exame de saúde, exame de capacidade física e exame psicológico.

Confira os salários vigentes na Brigada Militar e também na Polícia Civil-RS: