No Rio de Janeiro, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana divulgará nos próximos meses a abertura de um novo concurso público para Gari (Concurso Comlurb). A informação é do presidente da companhia, Tarquinio Almeida, que confirmou a seleção durante evento comemorativo da empresa em homenagem ao dia do Gari, realizado no centro da cidade.

Em breve
Em breve
R$ 2.685,31
200

De acordo com ele, a escolha da banca organizadora já está em andamento. Há expectativa de sejam ofertadas mais de 200 vagas no cargo e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a mais cotada para coordenar a seleção.

"Nós pretendemos divulgar o edital no início do segundo semestre. Já temos processo aberto e existe um cronograma que será cumprido até a publicação do edital. Nesse momento, o estágio que estamos é o da montagem do edital e escolha da banca, além da definição das provas escrita e prática", disse Tarquinio Almeida.

Para concorrer, os candidatos devem ter ensino fundamental incompleto (ter concluído o 5º ano do ensino fundamental), fornecido por instituição de ensino oficial, reconhecida pelo Ministério da Educação.

O presidente já adiantou que o próximo concurso será composto por provas objetivas e teste de aptidão física. O salário dos novos Garis será de R$ 2.685,31,após reajuste de 2,68% concedido pelo prefeito Marcelo Crivella em abril do ano passado, por jornada de trabalho de 44 horas semanais.

Sobre a Comlurb

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana - Comlurb, é a maior organização de limpeza pública da América latina. Sociedade anônima de economia mista, tem a Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro como acionista majoritária. Seu principal objetivo é a limpeza urbana no município do Rio de Janeiro, tendo como principais atribuições os serviços de coleta domiciliar, limpeza dos logradouros públicos, das areias das praias, de parques públicos, do mobiliário urbano, dos túneis, viadutos, e, em especial, a limpeza e higienização de hospitais municipais. Coleta e destinação adequada de todos os resíduos produzidos em unidades de saúde localizadas no município do Rio de Janeiro. Transferência, tratamento e disposição final do lixo. A empresa também dispõe de um Centro de Pesquisas Aplicadas, em Jacarepaguá e o Galpão de Artes Urbanas Hélio G. Pellegrino, na Gávea.

Último concurso

O último concurso da Comurb foi realizado em 2015, na ocasião para 100 vagas, e contou com a organização do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Os candidatos foram avaliados por provas objetivas (20 questões de português) - veja o edital COMLURB (RJ) 2015.