O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão (CRMV-MA) vai promover seu primeiro concurso público em breve. O Diário Oficial da União de 19 de março traz na página 130, a publicação do extrato de contrato firmado com o Instituto Quadrix para coordenação do novo certame. Ainda não há data definida para lançamento do edital.

O concurso terá vagas de nível médio nas funções de Assistente Administrativo e Fiscal. As lotações estão previstas para a capital, São Luís, e as informações sobre o cronograma da seleção e etapas de avaliação serão divulgadas no edital de abertura, em breve.

O quadro de pessoal do órgão tem, atualmente, apenas 6 servidores, sendo dois Fiscais, dois assistentes administrativos, um auxiliar de serviços gerais e uma recepcionista. A remuneração inicial para o cargo de Assistente Administrativo é fixada em R$ 1.608,90; já para Fiscal é de R$ 3.687,64, ambos com requisito de ensino médio completo. A carreira de Fiscal exige ainda CNH nas categorias 'A' e 'B', e disponibilidade para viagens. Veja a página do concurso.

Órgão

O CRMV-MA tem como missão atuar em benefício do bem-estar animal e da sociedade, orientando, disciplinando e fiscalizando o exercício profissional da medicina veterinária e zootecnia no estado do Maranhão. Dentre os valores defendidos pelo órgão estão gestão participativa, transparência, ética, comprometimento, credibilidade, respeito, melhoria contínua e valorização da profissão.

O conselho tem várias comissões que têm como objetivo dar suporte técnico às atividades das respectivas áreas de atuação, incluindo a Comissão de Educação em Medicina Veterinária, a Comissão de Educação em Zootecnia, a Comissão de Ética e Bem-Estar Animal, a Comissão de Animais Silvestres e Meio Ambiente, a Comissão de Fiscalização, a Comissão de Licitação, a Comissão de Patrimônio, a Comissão de Defesa e Inspeção Sanitária Animal, a Comissão de Saúde Pública e a Comissão de Tomadas de Contas.

A Diretoria Executiva do CRMV-MA é composta de presidente, Francisca Neide Costa (MA-0539); vice-presidente, Lauro de Queiroz Saraiva (MA-0610), secretária-geral, Maria de Lourdes Guimarães Borges (MA-0342); e tesoureiro, Osvaldo Rodrigues Serra (MA-0593). Os conselheiros efetivos são Adalgoberto Santana Guedelha (MA-0738), Afrânio Gonçalves Gazolla (MA-0010/Z), Diogo Gomes Serra (MA-1057), Ana Fabiola Linhares Fontenele da Silva (MA-0912), José Arnouldson Coelho de Sousa Campelo (MA-0207) e Paulo Henrique Soares e Silva (MA-0566). Já os conselheiros suplentes são Luzia Ilka Oliveira Nakashima (MA-0423), Hugo Napoleão Pires da Fonseca Filho (MA-0718), Marcia Andrea Durans Baldez (MA-0829), Daniel Soares Saraiva (MA-1008), Elba Pereira Chaves (MA-1207) e Wanderlan Parrea de Moura (MA-0768).