A Dataprev - Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência, está cobrando da Cetro Concursos mais informações sobre os supostos erros e incidentes ocorridos durante a aplicação das provas do concurso, que aconteceram no último domingo, dia 20, em todas as capitais do país.

08/09/2016
07/10/2016
20/11/2016
R$ 7.559,60
1.703
21/11/2016
Anexos

Um dos incidentes aconteceu na cidade de Belém, no Pará. De acordo com reportagem feita pelo Diário Online, os candidatos que participaram das provas notaram que o pacote com os cadernos de questões estavam com o lacre violado e se recusaram a assinar o termo de comprovação da não violação do mesmo. Segundo a reportagem, os inscritos ainda registraram a ocorrência na Polícia Federal. A respeito do fato, a Dataprev já solicitou à Cetro, mais informações, para "possibilitar uma análise conclusiva dos fatos e o eventual risco à segurança e à integridade" do concurso. 

Um segundo incidente ainda foi reportado à equipe do Ache Concursos, desta vez na cidade de São Paulo-SP. De acordo com uma das participantes do certame, que concorria a um cargo de Analista da área administrativa, havia apenas uma fiscal em sua sala de provas, que estava visivelmente nervosa. Segundo relata a candidata, a fiscal despreparada se confundiu no horário de duração da prova e acabou encerrando-a 1 hora antes do previsto. Pressionados ao ouvirem a fiscal avisar que restava apenas 30 minutos pro término da etapa, os candidatos se apressaram em preencher seus gabaritos e escrever suas redações.

O engano só foi percebido quando os concorrentes saíram da sala e puderam checar seus relógios. Ainda segundo o depoimento, indignados eles "foram todos para coordenadoria, que ao entrar em contato com a Banca Cetro, deram a solução de voltarmos à sala e ter 1 hora para terminar, só que todos já haviam entregue os gabaritos preenchidos (muitos chutes por não ter tido tempo) e redações pela metade, sem nexo, devido a tensão do possível horário, e não haveria novos gabaritos e folhas de redações."

A organizadora afirmou que a partir do momento que os participantes entregam as provas, eles deixam de ser candidatos, e que a solução seria, a partir daquele momento, apelar para recursos. Diante dessa informação, o Ache Concursos entrou em contato com a Cetro, que retornou a seguinte mensagem:

"Prezados Senhores. Agradecemos o contato e a atenção a nós dispensada. Por se tratar de um concurso nacional a Cetro Concursos está fazendo o levantamento das possíveis ocorrências e tão logo tenha algum posicionamento entrará em contato para informar a sua versão dos fatos apurados".

Por meio deste concurso, a Dataprev visa selecionar 1.703 servidores em cadastro reserva para atuarem em cargos distribuídos por diversos estados do país. O certame atraiu 30.557 inscritos para concorrer às oportunidades que oferecem salários que podem chegar a R$ 7.559,60. Os gabaritos das provas foram divulgados na segunda-feira. Saiba mais.

O Ache Concursos vai continuar acompanhando o andamento das investigações, por isso, fique de olho nesta notícia, que pode ser atualizada a qualquer momento.

Anexos