O governo do estado do Maranhão vai promover um novo concurso para o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC). O contrato com a Fundação Carlos Chagas (FCC), que será a banca responsável pela realização do certame, saiu no Diário Oficial do Estado de 23 de agosto. O mesmo extrato de contrato confirmou ainda a FCC como organizadora do próximo concurso do Procon-MA.

São previstas 10 vagas para Pesquisador em diversas áreas de nível superior, cargo com salário de R$ 3.890,00. Esse será o primeiro concurso do órgão, que foi fundado em 2006.

O Imesc é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento, cujo objetivo institucional é auxiliar a área de planejamento por meio da realização de estudos e pesquisas, acompanhamento e avaliação de planos, programas e projetos, assim como manter sistema de informação e cartografia. 

O Imesc já foi conhecido como Departamento Estadual de Estatística (DEE), Instituto de Pesquisas Econômico-Sociais e Informática (Ipei), Fundação Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais (Fipes), Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais (Ipes), Instituto de Estudos e Análises Socioeconômicas (Iease) e Superintendência de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais (Sepes). Com a fundação do Imesc, foi reinstituída a pesquisa aplicada ao planejamento público, tendo desenvolvido dezenas de estudos e pesquisas, a implantação de um Banco de Dados com informações socioeconômicas e cartográficas sobre a realidade maranhense, o reestabelecimento dos estudos de análise conjuntural socioeconômica e a formação de novos pesquisadores. 

A missão da instituição é contribuir para o debate sobre o desenvolvimento do Maranhão subsidiando o planejamento através da elaboração de diagnósticos, formulação, monitoramento, avaliação das políticas públicas e disseminação de pesquisas socioeconômicas, geográficas, ambientais e cartográficas.

Veja a contratação da FCC como banca organizadora: