Novidade para os concurseiros paranaenses! O Conselho da Polícia Civil do Estado aprovou na última semana a realização de um novo concurso público para preencher 35 vagas no cargo de Delegado. Ainda não há um prazo para a publicação do edital, no entanto, com a autorização publicada, em breve deve ser iniciado o processo de formação da comissão organizadora e o processo licitatório para escolher a banca realizadora do certame.

De acordo com a Deliberação nº 1008/2018 divulgada pelo Conselho da Polícia Civil no diário Oficial do Estado do Paraná (DIOE), está autorizado o provimento de 35 vagas na 4ª classe da carreira de Delegado de Polícia e formação de cadastro reserva. O documento também aponta que a aprovação foi encaminhada à Secretaria de Estado da Segurança Pública para que sejam tomadas as devidas providências. A expectativa é de que ainda no início de 2019, novidades sejam divulgadas - Confira o texto da deliberação publicada no Diário Oficial do Estado.

ÚLTIMOS CONCURSOS

O último certame para seleção de Delegado no Paraná aconteceu em 2013 e foi organizado pela Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da Universidade Estadual de Londrina. Na oportunidade foram abertas 26 vagas para o cargo. As inscrições ocorreram em abril de 2013 e prova foi realizada em maio de 2013. Esse último certame para Delegado contou com seis etapas de avaliação:

-Prova Preambular de Conhecimentos Gerais;

-Prova Discursiva;

-Prova de Títulos;

-Exame de Higidez Física;

-Exame de Aptidão Física;

-Exame de Investigação de Conduta.

PROVA PREAMBULAR

A Prova Preambular, que teve 5 horas de duração, foi composta por 100 questões objetivas distribuídas em quatro grupos de questões, da seguinte forma:

Grupo 1 - Língua Portuguesa - 10 questões

                Noções de informática - 10 questões

                Raciocínio lógico - 10 questões

 

Grupo 2 - Direito Civil - 10 questões

                Legislação Estadual - 10 questões

                Medicina Legal - 10 questões

 

Grupo 3 - Direito Administrativo - 10 questões

                Direito Constitucional - 10 questões

 

Grupo 4 - Direito penal - 10 questões

                Direito Processual Penal - 10 questões

Para ser aprovado, o candidato deveria atingir pelo menos 50% de aproveitamento no total da prova e no mínimo 40% por grupo de disciplinas.

PROVA DISCURSIVA

Já a Prova Discursiva, que também teve 5 horas de duração, foi composta por 8 questões dissertativas que juntas poderia somar 100 pontos também. As pergutas também foram divididas em áreas do conhecimento, sendo elas:

Direito Administrativo - 2 questões

Direito Constitucional - 2 questões

Direito Penal - 2 questões

Direito Processual Penal - 2 questões

PROVA DE TÍTULOS

Para a Prova de Títulos, por sua vez foram consideradas duas categorias: a Formação Acadêmica e a Aprovação em Concursos Públicos. Na primeira categoria a pontuação foi distribuída da seguinte forma:

- Doutorado na área jurídica - 40 pontos
- Mestrado na área jurídica - 20 pontos
- Especialização da área jurídica - 10 pontos por especialização podendo somar até 20 pontos

Já na segunda categoria foram consideradas as aprovações em Concurso Público exclusivamente para Bacharel em Direito nos 5 anos anteriores ao certame, valendo 2 pontos por aprovação e podendo somar, no total 4 pontos.

HIGIDEZ FÍSICA

Essa etapa buscou avaliar a saúde dos candidatos, verificando se a estrutura corporal era compatível com o exercício das funções exigidas pelo cargo. Para isso, cada candidato precisou providenciar diversos exames, e apresentá-los à banca organizadora. Entre os exames estiveram os laboratoriais (hemograma, glicemia, urina, etc), exames de imagem, oftalmológicos, otorrinolaringológicos, etc.

CAPACIDADE FÍSICA

Com caráter eliminatório essa etapa consistiu nos testes de impulsão vertical, salto em extensão, flexão abdominal, escalada em rede, corrida de segmento e corrida aeróbica.

Confira o edital do Concurso da Polícia Civil-PR para Delegado de 2013