Vem aí um novo concurso público na Polícia Militar do estado de Pernambuco (concurso PM-PE). O Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (Iaupe) foi escolhido como banca responsável pela coordenação do certame e lança em breve o edital para 500 vagas na função de Soldado. Com a banca confirmada, o edital de abertura contendo as informações sobre as inscrições e o processo de avaliação deve ser publicado já nas próximas semanas. Os aprovados no certame passarão por curso de formação com duração prevista de seis meses.

A função de soldado exige escolaridade média e tem salário atual de R$ 3.549,68. O salário do cargo passará por reajustes e chegará a R$ 4.104,88 no final do ano.

O aluno do Curso de Formação e Habilitação de Praças PM deverá exercer atividade discente, em regime de dedicação integral, e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, durante o período de duração do Curso. Já o Soldado PM deverá realizar policiamento ostensivo preventivo fardado; atender e solucionar ocorrências; executar atividades operacionais e policiamento reservado; restabelecer ordem pública; controlar distúrbios civis, entre outras atribuições. 

O concurso será realizado objetivando reforçar o efetivo da Polícia Militar de Pernambuco, que atualmente é de mais de 14 mil policiais em atividade. Nos últimos dois anos, quase 2.000 policiais se aposentaram da corporação.

último

O último concurso para Praças da PM-PE aconteceu em 2016, também sob realização do Iaupe. O certame teve 123.040 candidatos para 1.500 vagas. As exigências foram de nível médio, idade entre 18 e 28 anos, estatura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens e Carteira Nacional de Habilitação de categoria mínima 'B'.

Os candidatos passaram por etapas de prova objetiva com 60 questões de Conhecimentos de Língua Portuguesa, Conhecimento de Matemática, Conhecimentos de Geografia, Conhecimentos de História e Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais, com aplicação nas cidades de Recife, Região Metropolitana, Caruaru, Nazaré da Mata, Garanhuns, Serra Talhada e Petrolina.

Foram aplicados ainda exame de aptidão física, avaliação psicológica, exames médicos e investigação social, de caráter eliminatório. Veja o edital.