Após abrir inscrições no dia 17 de janeiro e suspender a seleção mais tarde, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte e o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade) informam que estão reabertas as inscrições para participar do concurso público para Soldados (concurso PM-RN 2018). A divulgação do edital de reabertura saiu no Diário Oficial do Estado de 06 de julho e segue ofertando 1.000 vagas.

Das 1.000 vagas ofertadas, são 938 para candidatos do sexo masculino e 62 para mulheres. O cargo tem salário inicial de R$ 2.904,00 após conclusão do curso de formação. Dentre as exigências para a função estão escolaridade média; idade entre 19 e 30 anos; estatura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens; postura ilibada; certidões negativas emitidas pela Justiça Federal, Eleitoral, Militar e do Distribuidor Criminal; não ter sofrido condenação criminal, com pena privativa de liberdade ou qualquer condenação incompatível com a função policial militar; estar em dia com as obrigações eleitorais e no pleno exercício dos direitos políticos, mediante apresentação de Certidão expedida pela Justiça Eleitoral; estar quite com as obrigações militares, se for do sexo masculino; não ter sido isentado do serviço militar por incapacidade física definitiva; não ter antecedentes criminais.

As inscrições na seleção vão de 16 de julho a 13 de agosto de 2018, pela internet, no site do Ibade - www.ibade.org.br. O valor da taxa de inscrição está fixado em R$ 100,00.

As etapas de avaliação serão compostas de prova de escolaridade, exame de avaliação de condicionamento físico, exames de saúde, investigação social e curso de formação de soldado, na condição de Aluno Soldado.

A prova objetiva terá 80 questões de Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Geografia do Brasil e do Rio Grande do Norte, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal Militar, Noções de Direito Penal, Noções de Legislação Extravagante, Noções de Informática e Legislação Específica da Polícia Militar.

As provas objetivas serão realizadas agora no dia 23 de setembro, em locais ainda a seres informados, nas cidades de Natal, Mossoró e Caicó.

Veja o edital de reabertura do concurso da Polícia Militar-RN 2018

Último - O último concurso da corporação aconteceu em 2005 e foram 12.164 candidatos inscritos para Natal/ Macaíba/ Parnamirim, 1.584 para Mossoró, 1.683 para Caicó, 1.349 para Pau dos Ferros, 974 para Assu, 363 para Macau e 1.276 para Nova Cruz.

Os candidatos foram avaliados em etapa objetiva com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia Geral/Geografia RN, História, Atualidades e Aspectos Geoeconômicos/RN; avaliação de condicionamento físico com corrida de média distância, tração em barra fixa, flexão de braço com apoio no solo, flexões abdominais e meio sugado; e exames de saúde clínicos e complementares.