A Secretaria Estadual da Cultura do Ceará (Secult-CE) tem novo edital de concurso em andamento. São 102 vagas abertas em funções de nível superior, com salários entre R$ 1.343,89 e R$ 5.531,76. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado de sábado, 30 de junho, e o cronograma completo da seleção sairá no dia 09 de julho pela Universidade Estadual do Ceará - Uece.

A oferta é de 36 vagas para Analista de Cultura, três para Analista de Cultura na especialidade de Artes Cênicas /Teatro/ Artes Dramáticas, três para Dança, três para Artes Plásticas/ Visuais, três para Cinema e Audiovisual, dois para Letras, três para Música e duas para Pedagogia; duas para Analista de Patrimônio na especialidade de Arquitetura, quatro para Conservação/ Restauração e duas para Engenharia Civil; duas para Antropólogo, quatro para Arquivista, 17 para Bibliotecário, dez para Historiador, quatro para Museólogo e duas para Sociólogo. Veja os requisitos de cada área no edital.

As inscrições serão realizadas pelo site da Uece - www.uece.br/cev - entre 8 horas de 24 de julho até as 17 horas do dia 4 de setembro. A taxa de participação está fixada em R$ 130,00, com isenção para servidores públicos do estado do Ceará, doadores de sangue, egressos do ensino médio em escola pública, pessoas com deficiência e pessoas com renda de até dois salários mínimos.

A prova objetiva será aplicada em Fortaleza, em data a ser divulgada posteriormente. Serão questões de Língua Portuguesa, Fundamentos de Administração Pública, Políticas Culturais e Conhecimentos Específicos. Haverá ainda avaliação de títulos, pontuando especialização, mestrado e doutorado.

O concurso terá validade de dois anos a partir da homologação de resultado, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período. Veja o edital.

Atribuições dos cargos

Analista de Cultura: Formular, planejar, coordenar, acompanhar, executar e avaliar políticas e programas em políticas públicas e gestão cultural; Planejar e organizar eventos e projetos; Elaborar projetos voltados para a promoção e desenvolvimento de ações culturais; Elaborar, executar, fiscalizar e avaliar editais e outros programas e projetos culturais; Propor, executar e acompanhar a gestão dos equipamentos e instituições culturais; Assessorar a Secretaria da Cultura na execução e acompanhamento das metas do Plano Estadual de Cultura.

Analista de Patrimônio - Arquitetura: Planejar, coordenar, avaliar e executar políticas, programas e atividades referentes ao patrimônio material cultural do Ceará e da Secult; Acompanhar obras de restauro e políticas de inventário e tombamento; Assessorar na elaboração de instrução de tombamento e conservação dos equipamentos culturais; Prestar assessoria na fiscalização, controle e gerenciamento técnico de arquitetura e urbanismo relativos ao patrimônio histórico e cultural; Fiscalizar obras e realizar estudos de inventário e tombamento e desenvolver metodologias e técnicas de preservação do patrimônio arquitetônico. 

Analista de Patrimônio - Conservação e Restauro: Planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar programas e atividades referentes à política de restauro e conservação do patrimônio artístico e cultural, tais como: pintura, escultura, metal, mobiliário e têxtil; Participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; Acompanhar processos de restauração e tombamento da Secult e de seus equipamentos; Pensar políticas de formação no âmbito de sua área de atuação. 

Analista de Patrimônio - Engenharia Civil: Planejar, coordenar, avaliar e executar políticas, programas e atividades referentes ao patrimônio histórico e cultural; Fornecer orientação técnica em obras do patrimônio histórico-cultural; Acompanhar obras de reforma e restauro dos equipamentos culturais; Assessorar a Secretaria da Cultura na execução das diretrizes e instruções no âmbito do patrimônio histórico e cultural; Assessorar na boa conservação de equipamentos culturais e edificações da Secult. 

Antropólogo: Realizar estudos culturais e pesquisas sociais, econômicas e políticas; Participar da elaboração, implementação e avaliação de políticas e programas públicos; Planejar e executar políticas e programas no âmbito do patrimônio material e imaterial, culturas tradicionais e fenômenos da sociedade contemporânea; Pesquisar e analisar os processos sociais e das formas de organização e estruturação da vida social e cultural do homem; Gerir patrimônio histórico, arqueológico e cultural; Analisar as instituições públicas e privadas em suas distintas singularidades históricas e culturais. 

Arquivista: Formular, planejar, coordenar, acompanhar, executar e avaliar políticas e programas culturais de conservação e arquivologia; Organizar, analisar e selecionar documentos de natureza histórica, científica, literária e de outra natureza, escolhendo-os por assuntos, dando um tratamento técnico sistematizado, arquivando-os de forma adequada para facilitar a consulta e evitar a sua deterioração. 

Bibliotecário: Formular, planejar, coordenar, acompanhar, executar e avaliar políticas e programas culturais de livro, leitura e literatura. Planejar, implantar organizar, dirigir e executar trabalhos técnicos relativos as atividades biblioteconômicas, desenvolvendo sistema de catalogação, classificação, referência e conservação do acervo bibliográfico para armazenar e recuperar informações de caráter geral e específico e alocá-las à disposição dos usuários, em bibliotecas ou em centros de documentação 

Historiador: Formular, planejar, coordenar, acompanhar, executar e avaliar políticas e programas culturais de conservação, patrimônio e salvaguarda; Coordenar, desenvolver e orientar estudos e análises relativamente aos feitos realizados pelo homem nos tempos passados e atuais, pesquisando documentos históricos e outras fontes de informações, para possibilitar o conhecimento de um ou vários períodos ou aspectos da vida e da atuação do ser humano. 

Museólogo: Formular, planejar, coordenar, acompanhar, executar e avaliar políticas e programas culturais de conservação, patrimônio e museologia. Organizar, ampliar e conservar coleções de objetos artísticos, culturais, históricos e outras peças de igual valor e interesse público, catalogando-as e classificando-as através de métodos e técnicas específicas, a fim de agilizar e auxiliar as consultas a serem realizadas, divulgando e incrementando a real importância do patrimônio cultural e histórico para a população. 

Sociólogo: Planejar, coordenar, desenvolver e analisar planos e projetos de pesquisa sobre as condições socioeconômicas, culturais e organizacionais da sociedade e de instituições comunitárias, efetuando levantamentos sistemáticos, utilizando-se de recursos diversos, para fornecer os subsídios necessários a realização de diagnósticos gerais e a análise de problemas específicos das diversas áreas de atuação.