A Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul encerra nesta terça-feira, 16, as inscrições do concurso público que visa preencher sete vagas e formar cadastro reserva na função de Auditor do Estado, classe A (concurso SEFAZ-RS). Das vagas ofertadas, uma será reservada a candidatos com deficiência e uma para negros e pardos.

Para se candidatar, é exigido curso de nível superior em grau de bacharelado, nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas ou Ciências Jurídicas e Sociais. O salário inicial da função é de R$ 21.454,81, composto de vencimento básico mensal, acrescido de Prêmio de Produtividade e eficiência variável.

Dentre as atribuições do profissional estão: exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas; comprovar a legalidade e avaliar os resultados quanto à eficácia e eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da Administração Pública, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado; avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e do orçamento do Estado; exercer o controle sobre todos aqueles que arrecadem rendas, efetuem despesas ou administrem bens do Estado.

O concurso terá coordenação do Cespe/Cebraspe e as inscrições serão realizadas no site www.cespe.unb.br até as 18 horas de 16 de janeiro de 2018. A taxa de participação está fixada em RS 182,41, com isenção a candidato que tiver deficiência e renda per capita mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio nacional.

Os candidatos serão avaliados em etapa objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. As provas serão divididas em dois blocos de questões e realizadas em dois dias seguidos. As provas do primeiro bloco estão previstas para 10 de março e o segundo bloco será aplicado no dia 11 de março, apenas na cidade de Porto Alegre-RS.

O primeiro bloco terá 24 questões de Administração e Conhecimentos Específicos, 26 questões de Auditoria, 30 questões de Contabilidade Geral e 20 questões de Língua Portuguesa; já o segundo bloco terá 30 questões de Contabilidade Pública, 30 questões de Direito Administrativo, Constitucional e Tributário, 26 questões de Economia e Finanças Públicas e 14 questões de Matemática Financeira. A atribuição de pontos será de um ponto por acerto e zero ponto por erro ou ausência de marcação. Para obter a classificação, os candidatos deverão conquistar pelo menos 50% de acertos em cada conteúdo abordado. O resultado provisório da prova objetiva está previsto para 26 de março.

A validade do concurso público será de dois anos a partir de sua homologação de resultado, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.

Veja o edital do concurso Sefaz-RS 2017