Estão prorrogadas as inscrições para participar do concurso público da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte para ingresso no cargo de Agente Penitenciário (concurso SEJUC/RN). O executivo estadual publicou nota informando que os interessados poderão se inscrever agora até o dia 27 de junho para concorrer às 571 vagas abertas no cargo de Agente Penitenciário - Nível I, sendo 451 para candidatos do sexo masculino e 120 para mulheres. O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional - IDECAN é quem coordena o certame.

Os interessados devem ter nível superior em qualquer área de formação para concorrer ao cargo, idade entre 18 e 45 anos (até 31 de dezembro de 2017) e Carteira Nacional de Habilitação válida na categoria "B". O salário é de R$ 3.153,74, somando a GRV - Gratificação de Risco de Vida, mais o adicional por tempo de serviço (5% a cada cinco anos, limitado a 35%) - veja o edital de abertura e a retificação.

As inscrições no concurso seguem até as 12 horas do dia 27 de junho de 2017 (horário oficial do RN), pelo site da banca realizadora - www.idecan.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 100,00 e deve ser quitada até o dia 27 de junho.

Os candidatos inscritos passarão por diversas etapas de avaliação, sendo, na ordem:

- Prova Escrita Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, a ser realizada somente nos municípios de Mossoró/RN e Natal/RN;
- Teste de Aptidão Física, de caráter apenas eliminatório, a ser realizado somente no município do Natal/RN;
- Avaliação de Aptidão Psicológica Vocacionada, de caráter apenas eliminatório, a ser realizada somente no município do Natal/RN;
- Exame Toxicológico, de caráter apenas eliminatório;
- Investigação Social do candidato, de caráter eliminatório;
- Curso de Formação.

Prepare-se: 

A prova objetiva terá 100 questões valendo 100 pontos, versando sobre conteúdos de Administração Pública, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direitos Humanos e Tratamento Penal, Regime Jurídico, Estatuto dos Servidores do RN e Estatuto dos Agentes Penitenciários do RN; Ética Profissional; Informática; Lei de Execução Penal; Língua Portuguesa e Redação Oficial. A prova de múltipla Escolha ocorrerá na data provável de 16 de julho de 2017, com duração de 5 horas, com início às 13h00min.

Os locais de prova sairão no site da organizadora Idecan na data provável de 12 de julho e os gabaritos preliminares sairão no mesmo dia da prova.

O prazo de validade deste concurso para nomeação dos aprovados é de 2 anos, podendo ainda ser prorrogado por igual período.