O grande concurso do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo está com as inscrições abertas e quem pretende disputar uma das 14 vagas para os cargos de Analista ou Técnico Judiciário precisa estar muito bem preparado. As provas estão marcadas para o dia 12 de fevereiro de 2017, então ainda tem um bom tempo para se dedicar. Para ajudar você nessa preparação, produzimos este artigo com dicas de estudos específicas para o certame coordenado pela Fundação Carlos Chagas. As inscrições no concurso seguem até o dia 11 de novembro, pelo site da FCC - www.concursosfcc.com.br.

12/09/2016
11/11/2016
12/02/2017
R$ 9.736,27
14
13/02/2017
Anexos

Antes de qualquer coisa é importante saber exatamente o que consta no edital, principalmente, no que diz respeito ao processo de avaliação. Faltam cinco meses para o dia das provas, ou seja, tempo razoável para fazer um belo planejamento e criar um ritmo de estudos. Depois de tudo organizado, é chegada a hora de colocar as mãos na massa, digo, nos livros.

Avaliação

Todo os candidatos serão avaliados por meio de Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos de caráter habilitatório e classificatório. Os concorrentes aos cargos de Analista Judiciário (Área Judiciária ou Área Administrativa), Técnico Judiciário (Área Administrativa, Área Administrativa - Especialidade Artes Gráficas, Área Apoio Especializado Enfermagem, Área Apoio Especializado Programação de Sistemas ou Área Apoio Especializado Operação de Computadores) também realizarão uma prova discursiva de redação. Já para os interessados em conquistar uma vaga em Analista Judiciário (Área Apoio Especializado Análise de Sistemas, Área Apoio Especializado Assistência Social, Área Administrativa Contabilidade, Área Apoio Especializado Medicina (Clínica Médica), Área Apoio Especializado Psicologia ou Área Apoio Especializado Relações Públicas) haverá ainda prova discursiva - estudo de caso.

As provas da Fundação Carlos Chagas são compostas por questões de múltipla escolha com cinco alternativas, nas quais identifica-se o item correto ou o item errado, de acordo com o que é pedido no comando da questão, por isso, ao resolver provas da FCC, é aconselhável estar atento se o enunciado pede para que seja marcada a questão correta ou a questão errada. A FCC costuma pedir mais que se aponte a alternativa errada do que as outras bancas. Veja dicas para provas da banca FCC.

Prova objetiva: Esta é a avaliação comum a todos os concorrentes. A prova objetiva será composta por 60 questões que envolverão conhecimentos gerais e conhecimentos específicos de cada especialidade. O conteúdo de conhecimentos gerais, que é igual para todos os cargos, contempla Gramática e interpretação de texto da Língua Portuguesa, noções de Informática e normas aplicáveis aos Servidores Públicos Federais.

Em Português a banca FCC, estudar a gramática de cabo a rabo talvez não seja a melhor opção. Se você visualizar provas anteriores e analisar as questões que costumam cair, verá que há alguns assuntos que são de cobrança habitual, como por exemplo: crase, verbos (principalmente o "haver"), completar lacunas com "em que", "de que", "cujo" e etc., pontuação, voz ativa e passiva, regência, conjunções, coesão e coerência etc. Não que outros assuntos não possam ser cobrados, mas a incidência das referidas matérias chama a atenção pela forma corriqueira com a qual são cobradas. Em conhecimentos específicos, a característica principal da FCC é cobrar a literalidade da lei e dos códigos. Por isso, preste atenção nesses dados.
 
Prova Discursiva - Redação: Nesta fase, de caráter eliminatório e classificatório, o candidato deverá desenvolver um texto dissertativo a partir de uma única proposta, sobre um tema atual e poderá versar sobre tema relacionado a área de atividade ou a especialidade do cargo. O texto deverá respeitar os limites mínimo de 20 linhas e máximo de 30 linhas e será avaliado pelo conteúdo, estrutura e expressão.

Uma boa dica de preparação para esta prova é praticá-la com simulações. Escolha um assunto que foi destaque na semana ou no mês e discorra sobre ele. Cuide o português, aponte os fatos e dê a sua opinião, de forma sútil. Seja claro, coerente e coeso. Ah, e escreva a mão. Assim você já irá treinando também a sua caligrafia. Lembre-se de que nada adiantará você ter um bom texto se o avaliador não entender a sua letra. Veja aqui outras boas dicas sobre redação.

Prova Discursiva - Estudo de caso: Esta etapa destinar-se-á a avaliar o domínio de conteúdo dos temas abordados, a experiência prévia do candidato e a sua adequabilidade quanto às atribuições do cargo e especialidade. Serão duas questões práticas, para as quais o candidato deverá apresentar, por escrito, as soluções. Os temas versarão sobre conteúdo pertinente a Conhecimentos Específicos de cada especialidade.

Prepare-se: Vídeoaulas para concurso do TRE-SP - Técnico Judiciário

Dicas gerais 

Leitura: Enquanto você lê é importante ir destacando no texto as informações que considerar importante. Faça anotações que possam resumir uma ideia. No final de um texto, polígrafo ou livro você terá mais facilidade para preparar um material de revisão com base no que já ressaltou. Além disso, poderá usar essas informações para criar um mapa mental que lhe ajudará na memorização do conteúdo.

Resolução de exercícios: Após ler a teoria o ideal é fazer vários exercícios sobre o tópico, com consulta ao material de apoio. Isso é muito importante, porque ajuda a ressaltar as dúvidas e inicia a fixação do conteúdo.

Revisão: Não há como manter uma quantidade de informações tão grande sem revisões periódicas. Existem diversos momentos para revisar:

- todo dia em que for estudar uma matéria, o aluno deve reler a ficha resumo anterior da mesma disciplina; isso ajuda a relembrar em que ponto estava e é mais um momento de fixar as informações.

- periodicamente, revisar o que já foi estudado de uma matéria (de forma leve, apenas para "acordar as informações"), pode ser uma vez por mês, por exemplo.

- quando concluir o estudo de uma disciplina, o candidato deve revisar todo o conteúdo, com bastante atenção, tirando as dúvidas e melhorando o material.

 - constantemente consultar o edital para não perder o "fio da meada" e checar item a item de cada disciplina.

Resolver provas anteriores: Após ler toda a teoria, fazer exercícios e revisar todo o conteúdo chegou a hora de treinar a resolução de questões de concursos que já aconteceram. Assim você poderá ter uma real noção de como está o seu desempenho, se faltam pontos a serem estudados, se precisa aprofundar algum assunto ou se há tópicos que não foram considerados. A resolução de provas de concursos anteriores do TRE SP  e da banca FCC, é uma forma de você se familiarizar com o tipo de questões que podem ser cobrados e com o estilo da prova. Isso tudo irá lhe tranquilizar no dia da avaliação e, claro, lhe ajudará a conquistar a aprovação.

Anexos