Saiu o edital de abertura da nova seleção dos Correios em 2016. Com 3.903 vagas abertas para estudantes do ensino fundamental e médio, a empresa busca contratação de pessoal pelo Programa Jovem Aprendiz neste ano. O edital do processo seletivo saiu pelo portal do próprio órgão e busca recrutar novos servidores para o cargo de Assistente Administrativo em várias cidades pelo país.

Os candidatos interessados nas vagas devem estar cursando, pelo menos, o 9º ano do ensino fundamental ou estar matriculado no ensino médio, além de ter idade entre 15 e 22 anos, não pode ter sido contratado anteriormente como jovem aprendiz pelos Correios e deve ter noções básicas de editores de texto, planilhas, navegação e pesquisa na internet utilizando computadores.

Os Correios oferecem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 413,33, mais vale-transporte, vale refeição ou alimentação e uniforme por jornada de aprendizagem de 20 horas semanais. Veja o edital.

Correios podem abrir concurso público em 2016

O contrato de aprendizagem terá duração de 12 meses consecutivos, ao final dos quais será automaticamente extinto. O quadro de vagas por estado e cidade pode ser conferido no anexo do edital.

O Programa de Aprendizagem será realizado no sistema dual, que é composto pela fase teórica, nas dependências do SENAI, e pela fase prática, realizada nas instalações da ECT, sob orientação de um empregado dos Correios devidamente capacitado.

As inscrições na seleção serão gratuitas e devem ser realizadas via internet, no endereço eletrônico da ECT - www.correios.com.br, no período de 25 de fevereiro às 23:59h do dia 13 de março de 2016.

A seleção dos candidatos se dará por meio de etapas de inscrição, comprovação de requisitos, exames médicos pré-admissionais e contratação. Para classificação dos candidatos será levado em conta a pontuação de critérios correspondentes à renda familiar; aprovação escolar no último ano letivo cursado e concluído (com ou sem recuperação); participação em programas sociais do Governo; e o ano em que está cursando o ensino médio.

O resultado final do certame, por cidade/município, turno e faixa etária, será divulgado no site dos Correios até o dia 13 de abril de 2016.

O prazo de validade do certame será de um ano, contado a partir da data de sua homologação, podendo ainda ser prorrogado uma única vez por igual período. Das vagas previstas no edital, 5% serão reservadas aos candidatos portadores de deficiência e 20% para os candidatos negros.